Correio de Carajás

Com 12 casos, Parauapebas acende alerta em toda região

Homem protesta contra morte de seu irmão com suspeita de coronavírus em Parauapebas

A comunidade de Parauapebas está em sinal de alerta com o número bastante expressivo de casos de pessoas infectadas com coronavírus no município nos últimos dias. Foram 10 novos casos de Covid-19 em apenas uma semana, sem contar os outros dois que já haviam sido divulgados, quase que paralelamente com os de Marabá.

Mas a matemática não está tão fechada. Enquanto a Prefeitura de Parauapebas contabiliza 12 casos, a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) ainda assinala 11 casos, levando em consideração que o resultado do exame de um paciente que morreu na última sexta-feira, dia 13, ainda não foi divulgado.

Quatro pessoas seguem internadas na cidade, três já recuperaram da doença e receberam alta clínica, e 19 outros casos estão em investigação no município. Analisando o perfil das pessoas infectadas, a grande maioria é de trabalhadores, com idade inferior a 50 anos. Apenas uma pessoa tem idade superior a 60 anos, com cinco entre 25 a 38 anos, com nove homens e três mulheres.

Leia mais:

Mesmo diante deste cenário preocupante, a segunda-feira, dia 13, foi marcada por muita gente ainda nas ruas da cidade, seja em supermercados, lotéricas, ou nas ruas, com grande fluxo de pessoas e veículos. Mas, assim como Belém, pessoas que chegam de Parauapebas já são

MP QUER AÇÃO MAIS FIRME

O Ministério Público do Estado do Pará emitiu Recomendação à Prefeitura Municipal de Parauapebas solicitando medidas que visem assegurar, de forma ininterrupta, o atendimento prestado à população do município pelos agentes comunitários de saúde.

De acordo com o documento, assinado pela promotora de justiça Aline Cunha, isso deve ser feito sem descuidar das medidas de proteção da saúde tanto dos servidores quanto dos usuários dos serviços.

Para isso, algumas medidas deverão ser tomadas como, por exemplo, o afastamento do trabalho presencial dos agentes com idade acima de 60 anos, gestantes, portadores de sintomas de gripe ou com doenças crônicas e demais integrantes do grupo de risco para o novo coronavírus. A estas pessoas o município deverá assegurar a execução do trabalho à distância.

Itens de limpeza e higiene como máscaras, luvas e álcool em gel, deverão ser oferecidos a esses trabalhadores a fim de prevenir a propagação do vírus. Eles também deverão contar com apoio administrativo para executar as tarefas como veículos, telefones, internet, entre outras medidas necessárias.

Os agentes de saúde devem ser devidamente informados sobre o funcionamento atual da rede local nas áreas de assistência social e saúde, para atendimento demandas da população.

Em nota, a Vale diz “lamentar informar o falecimento de um de seus empregados, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 10/4, em Parauapebas (PA), com suspeita de Covid-19”. A empresa afirma que “vai aguardar os laudos com os resultados dos exames para confirmar a causa da morte e que está prestando todo apoio à família e vem seguindo os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades médicas e agências de saúde de cada um dos países em que opera”. (Com informações da Ascom/MPF)