Correio de Carajás

Código de Defesa do Consumidor completa 31 anos e comemora avanços nas relações de consumo

Foto: Divulgação

DIREITO DO CONSUMIDOR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Lei nº 8.078 de 1990 (CDC) é um instrumento inovador que consolida direitos antes previstos de maneira esparsa ou não previstos no ordenamento jurídico brasileiro

Neste 11 de setembro, o Código de Defesa do Consumidor comemora 31 anos de promulgação. Para o Procon Pará, diretoria vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), a Lei que protege os direitos em casos consumeristas é vanguardista para o avanço da cidadania e segue como uma das mais importantes para a garantia de direitos no Brasil.

A direção do Procon observa que as transformações pelas quais o mercado de consumo passa ao longo dos anos impõem cada vez mais desafios para que o Código se mantenha atual e eficiente no seu propósito de proteger os consumidores. “Buscando o respeito à dignidade, saúde e segurança do cidadão, a proteção de seus interesses econômicos e a melhoria da sua qualidade de vida, o CDC trouxe vários benefícios, e um dos maiores é o equilíbrio nas relações de consumo”, destaca o serviço público, mantido pelo governo do Estado.

De acordo com o diretor do Procon, Eliandro Kogempa, devido a demanda e a complexidade de situações próprias das relações de consumo, foi que surgiu o CDC, com o princípio de estabelecer uma política nacional e harmonizar as relações de consumo. “(A Lei) É importante e imprescindível porque o CDC tem a função de atender às necessidades dos consumidores no que diz respeito à sua dignidade, segurança e proteção de seus interesses, buscando com isso garantir a melhoria da qualidade de vida e harmonizando as relações de consumo. Protege e defende o consumidor, pois, que é a parte vulnerável e hipossuficiente nas relações de consumo, ou seja, é a parte mais fragilizada”, disse.

Leia mais:

Entre os direitos dos consumidores previstos no CDC estão o direito à informação, à restituição em dobro, à garantia, direito ao arrependimento, à anulação de cláusulas abusivas, ao contrato e à cobrança de dívidas.

Para o diretor do Procon, a Diretoria é peça fundamental, porque tem “como missão principal equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores, tendo por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores no Estado do Pará”, avaliou Eliandro Kogempa.

Serviço

Para entrar em contato com o Procon Pará, o consumidor deve ligar para o Disque-denúncia 151. A sede da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor fica na travessa Lomas Valentinas, n° 1.150, no bairro da Pedreira, em Belém.

(Agência Pará)

Comentários

Mais

IFPA de Conceição abre seleção para especialização em docência

IFPA de Conceição abre seleção para especialização em docência

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Conceição do Araguaia/PA, abrirá nesta segunda-feira (20/09) indo…
Prefeitura de Parauapebas deixa mais de 500 famílias sem ter onde morar

Prefeitura de Parauapebas deixa mais de 500 famílias sem ter onde morar

Um total de 514 famílias ocupam área de loteamento, destinada à implantação da nona fase do projeto habitacional Cidade Jardim,…
Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem

Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ajudar as escolas de todo o país a recuperar os atrasos na aprendizagem…
Fiscais fazendários da Unidade de Carajás apreendem minério de ferro em Marabá

Fiscais fazendários da Unidade de Carajás apreendem minério de ferro em Marabá

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Buraco na camada de ozônio ultrapassa o tamanho da Antártida

Buraco na camada de ozônio ultrapassa o tamanho da Antártida

“O buraco da camada de ozônio cresceu consideravelmente na última semana e agora é maior do que 75% dos buracos…
Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 39.245 mil doses de vacina contra a Covid-19

Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 39.245 mil doses de vacina contra a Covid-19

Chegou a Belém, na manhã desta quinta-feira (16), a 82ª remessa de vacinas contra a Covid-19, enviada pelo Ministério da…