Correio de Carajás

Codec discute melhorias para o Distrito Industrial de Parauapebas

Em reunião nesta quinta-feira (11), Codec apresentou conjunto de iniciativas para maior dinamismo do Distrito Industrial de Parauapebas/Foto: Ascom / Codec
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) promoveu, nesta quinta-feira (11), uma reunião na qual apresentou um conjunto de melhorias para o Distrito Industrial do município de Parauapebas, no sudeste estadual. O encontro contou com as participações do presidente da Codec, Lutfala Bitar; do diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues; do diretor Técnico, Raimundo Wanderley; e da equipe da Prefeitura, liderada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Edmar Milhomem. 

Diferentemente dos Distritos Industriais estaduais em Barcarena, Belém, Marabá e Ananindeua, a área industrial de Parauapebas é administrada pela prefeitura, e desde o ano passado conta com o apoio técnico da Codec para a implementação de melhorias em diversos aspectos, após a celebração de um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é melhorar o funcionamento do DI e viabilizar a instalação de novos investimentos na localidade.

Entre as proposições feitas pela Codec figuram a elaboração de um ‘passo a passo’ para regularização fundiária da área total do Distrito, com objetivo de oferecer mais segurança jurídica aos investidores que desejam se instalar na localidade; a criação de uma Companhia Mista para administrar o DI, nos moldes da estrutura existente no âmbito do governo estadual; além da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas, um instrumento para a definição de prioridades na área de desenvolvimento econômico.

Leia mais:

Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues destacou a importância tanto de ações voltadas para a garantia da infraestrutura e logística no município quanto para a segurança jurídica para os investidores, condição necessária para a atração de investimentos. “Desenvolver uma região depende, necessariamente, de infraestrutura e logística. Só existe atração de investimentos se tivermos esses dois fatores garantidos, além de, claro, a garantia de matéria prima a partir de um levantamento das principais vocações econômicas locais”, explicou.  

Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas (Seden), Edmar Milhomem reforçou a importância da parceria com o Estado, ressaltando as ações em curso para o desenvolvimento do município. “A prefeitura está totalmente aberta para manter a parceria com o Estado nessas ações, inclusive a criação do Plano Municipal de Investimentos (PMI), pela prefeitura, reforça o nosso objetivo de levar mais desenvolvimento a Parauapebas”, concluiu. 

As atuais propostas de melhoria para o DI de Parauapebas, que seguem em discussão, resultarão em um Plano de Trabalho que contemplará todas as ações consideradas fundamentais. O Guia do Investidor do município, em desenvolvimento, também será uma das entregas finais da parceria entre Estado e Prefeitura. (Agência Pará)

Comentários

Mais

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária

Presidente do Incra exalta reforma agrária Em seu discurso no evento em Marabá, o presidente do Incra, Geraldo Melo Filho,…
Começa hoje a vacinação da  população sem prioridade

Começa hoje a vacinação da população sem prioridade

Um mutirão de dois dias vai marcar o momento tão esperado pelos marabaenses: o início da vacinação contra a covid-19…
Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

Dose extra de vacina é insuficiente para imunizar a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás recebeu do Governo do Estado 3.140 doses de vacina contra o…
Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…