Correio de Carajás

CMP vai debater exploração irregular de minério e atuação da Celpa

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) vai realizar na próxima quinta-feira, 2, uma Audiência Pública com objetivo de discutir a exploração irregular de minério na região por pequenas mineradoras. Na audiência, que acontecerá no auditório da CMP, também vai ser debatida a atuação da Celpa no do Pará.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Luiz Castilho (Pros), foram convidadas diversas autoridades e especialistas no assunto para discutir as matérias em questão. “Convidamos autoridades e pessoas com experiência nessas áreas. O Objetivo é esclarecer questões técnicas, administrativas, políticas, econômicas e jurídicas, promovendo uma jurisdição constitucional e democrática nos assuntos pertinentes à nossa sociedade”, frisa o presidente.

Ele adianta que alguns deputados federais paraenses já confirmaram presença na audiência, assim como o senador Zequinha Marinho (PSC-PA). Castilho observa que no tocante à questão mineral, a intenção é discutir com as autoridades e pessoas especialistas na área alternativas para regularizar as pequenas empresas mineradoras, que estariam atuando na clandestinidade.

Leia mais:

No tocante à Celpa, eles vão mais uma vez debater meios legais de cobrar da empresa que melhore a qualidade da energia elétrica distribuída aos consumidores; a ampliação dos serviços oferecidos no Estado, que é produtor de energia; e possível redução no preço da tarifa cobrada na conta de energia elétrica dos usuários. Essa queda de braço com a concessionária de energia iniciou o ano passado.

A Câmara está em andamento com uma CPI para investigar as tarifas cobradas nas contas de energia dos consumidores, assim como outras denúncias. A audiência está marcada para começar a partir das 14 horas e tem como público alvo a comunidade em geral, empresários da área de mineração, associações de bairros e demais segmentos voltados à exploração de minas e consumidores de energia elétrica. (Tina Santos)