Correio de Carajás

Classe se une e cria Associação Médica de Carajás

Com o objetivo de ter representatividade em Parauapebas e região, médicos do município se uniram e criaram a Associação Médica de Carajás (AMC). A entidade será oficialmente lançada no dia 28 de agosto, durante solenidade na sede da Subseção Parauapebas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A AMC terá como ponto central representar os médicos de toda região de Carajás em questões que afetam a classe. De acordo com o médico Maryel Vieira Mendes, integrante da Comissão Organizadora da Assembleia, a associação deve promover defesa geral da categoria e valorização profissional.

A associação deve focar na realização de eventos científicos voltados para atualização médica; realizar atividades sociais com atendimento médico à população carente; promover campanhas voltadas à educação em saúde pública; participar ativamente nos Conselhos Municipais de Saúde; manter vigilância às condições de trabalho médico, dentre outros.

Leia mais:

Mendes sintetiza que a AMC deve promover a união da classe em prol da comunidade e em defesa da boa medicina, tão atacada, segundo ele, por inúmeros agressores que usam de demagogia e má fé para atribuir aos médicos a culpa por questões sobre as quais os profissionais são tão vítimas quanto a comunidade.

Também membro da comissão, a médica Kharithy Marccelle Pinheiro de Sousa Saito, observa que a AMC deverá criar comissões internas dentro da associação, com áreas definidas de atuação, podendo ser desde especialistas a questões de interesse da entidade.

Os temas dessas comissões ainda serão definidos, mas servirão para direcionar os trabalhos de forma setorizada. “Uma comissão de cirurgiões, por exemplo, poderá agregar tais profissionais e direcionar os trabalhos de acordo com a realidade que eles vivenciam, e tudo alinhado com as diretrizes da AMC”, explica. (Tina Santos – com informações de Deicharles Damascena)