Presente há cinco anos no calendário oficial do Círio, o Círio Musical encerra a programação deste sábado (20) com a apresentação da atração nacional, Cantores de Deus, a partir das 20:30, no palco montado em frente ao Palacete Augusto Dias. A culminância do Círio Musical acontece no recírio, dia 28 de outubro, com show da Irmã Ana Paula, no Santuário de Nazaré, na Folha 16, Nova Marabá.
A edição deste ano do Círio Musical trouxe inovações, como a interiorização das apresentações musicais, que chegaram a municípios menores da região. Abel Figueiredo, por exemplo, recebeu o evento no dia 26 de setembro e Bom Jesus do Tocantins foi prestigiado pela programação cultural no dia 27 do mesmo mês.
“Para lá foi a banda municipal de Marabá, com 50 integrantes e também um grupo de cantores líricos de Belém, inclusive, levando o tenor que foi vencedor do Festival Internacional de Ópera que aconteceu em Belém no ano passado. E também a Patrícia Oliveira, artista que canta na missa do Glória em Belém. Então é uma expressão musical representativa”, informou Melquíades Justiniano, membro da comissão executiva do Círio e coordenador do Círio Musical.
Leia mais:A banda Cantores de Deus foi formado em 1997 pelo Padre Zezinho e reúne vozes femininas que disseminam a palavra de Deus por meio das canções. “Outra novidade que a gente está trazendo este ano é o pós-Círio. Então, do dia 23 de outubro até o dia 28, no Santuário de Nazaré, o Círio Musical vai estar presente logo depois da missa com grupos musicais saídos dos Ministérios de Música de Marabá, para valorizar estes talentos escondidos que estão dentro das igrejas”, completa Melquíades.
Apoio
Melquíades destaca que foi possível investir com mais força no Círio 2018, por meio da Lei Semear, contando com o apoio do Grupo Líder e da Sinobras, patrocinadores oficiais do evento. O Programa Estadual de Incentivo à Cultura foi criado pelo Governo do Estado do Pará com o objetivo de apoiar as manifestações culturais paraenses.
“Quero agradecer de forma representativa a comissão executiva do Círio, que tem sob o seu comando o Regivaldo Oliveira, o padre Ademir, que é um batalhador para fazer o evento em sua dimensão plena, e também o nosso bispo dom Vital, que tem estimulado e apoiado de forma ampla e profunda”.
O coordenador também agradeceu o apoio da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria de Cultura, que ampliou os recursos para o Círio deste ano em R$60 mil. “Teremos três palcos instalados para os grandes eventos dos dias 20 e 21. Um palco ficará na Cidade Velha, ao lado da Acim, o outro ficará na VP 8, próximo da Prefeitura, onde artistas do Círio Musical vão se apresentar. E nós vamos instalar um palco em frente à secretaria do Santuário de Nazaré”.
Ainda segundo ele, foi movimentado mais de R$200 mil em recursos, somando o fomento da gestão municipal e patrocinadores. Por fim, o coordenador agradeceu a todos os apoiadores da festa católica. (Da Redação)