Correio de Carajás

Círio 2018: Organização realiza primeiro Simpósio Mariano em Marabá

O seminário reuniu lideranças religiosas e leigos, além de movimentos sociais e comunidades eclesiais de base/ Foto: Arquivo Diocese
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Com o intuito de esclarecer dúvidas e aprofundar verdades sobre a divindade de Maria, mãe de Jesus e considerada pela Igreja Católica Mãe da Igreja, foi realizado no último sábado, dia 1º de setembro, no Cine Marrocos, Marabá Pioneira, o Primeiro Simpósio mariano na cidade de Marabá. O evento religioso contou com a presença de sacerdotes, religiosas, lideranças das comunidades eclesiais, pastorais e movimentos e e paróquias da cidade e do interior.

O encontro abordou temas diversos em relação à Maria. “Maria é a serva do Senhor, a mulher que nos ensina a amar a Cristo e a Igreja. Ela é a missionária que nos ensina a ir ao encontro das pessoas, assim como fez em relação à Isabel, sua prima, mãe de João Batista”, declara dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá.

Após a palavra inicial da coordenadora da evangelização do Círio e do Simpósio Mariano, Lady Anne de Souza, e uma palavra do bispo dom Vital, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi entronizada no Cine Marrocos, com cânticos e orações.

Leia mais:

O primeiro a palestrar foi dom Vital Corbellini, que falou sobre Maria, aos padres da Igreja. “O intuito era o resgate da tradição sobre aquela mulher que respondeu sim ao chamado do Senhor, pela qual veio a vida e a salvação, diante de outra mulher, Eva, que trouxe a desobediência e a morte”, destacou, acrescentando que os primeiros escritores cristãos expuseram as principais verdades sobre Maria. “Enfatizando sua virgindade e concepção livre do pecado original”, explicou.

A segunda palestra foi apresentada pelo padre Cícero Edvam Magalhães que falou sobre Maria, no Novo Testamento. “Maria ganha destaque nos evangelhos, de modo particular por ser a mulher cheia de graça pelo Senhor e ter respondido sim ao plano de Deus na salvação humana”, frisou.

A terceira intervenção ficou sob a responsabilidade do padre Ademir Antônio Gramelik, que falou sobre Maria, nos dogmas da Igreja. “Nós temos verdades de fé proferidas pelos Papas, pela Igreja de Jesus Cristo como a sua concepção livre do pecado original, sua virgindade e assunção aos céus. Essas verdades de fé são provenientes da Sagrada Escritura e da tradição da igreja”, pontuou.

A quarta a palestrar no encontro foi Lady Anne de Souza que falou do processo histórico do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, iniciado em Belém, em 1793 e em Marabá, em 1980. “Marabá está completando 38 anos de Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Foi muito importante o resgate histórico que nos leva a ver como o Círio surgiu em nossas terras. Esta devoção é uma das manifestações populares mais expressivas no mundo. Em nossa Diocese damos início também ao Círio Missionário, atividade muito importante que visa a visitação da Santa Peregrina”, disse.

“É uma tarde missionária em cada paróquia. Tivemos também as mesas redondas, onde o povo procurou tirar as suas dúvidas, fazer perguntas aos palestrantes”, ressaltou.

O seminário encerrou com a Missa de Envio que abençoou a comunidade presente ao evento. Neste ano, o Círio de Marabá acontece enre os dias 21 e 22 de outubro. “Esse encontro preparatório nos ajuda a viver melhor o amor que temos por Maria e por Jesus Cristo e sua Igreja”, finalizou dom Vital. (Da Redação, com informações da diocese de Marabá)

Mais

Tião agenda reunião com professores de Marabá para negociar dívida

Tião agenda reunião com professores de Marabá para negociar dívida

Os professores da rede municipal podem, finalmente, ter um encontro cara a cara com o prefeito Tião Miranda, de Marabá.…
Centenas ignoram vírus e aglomeram na Orla de Marabá

Centenas ignoram vírus e aglomeram na Orla de Marabá

Aglomeração, falta de uso de máscara, som alto, consumo de bebidas alcoólicas e desrespeito às medidas de segurança. Foi isso…
Autoescolas reivindicam centro de treinamento em protesto

Autoescolas reivindicam centro de treinamento em protesto

Uma manifestação pacífica tomou conta da entrada da sede da Prefeitura de Parauapebas, promovida pela Associação das Autoescolas de Parauapebas…
Já entregou o IRPF? Prazo acaba dia 31

Já entregou o IRPF? Prazo acaba dia 31

Se você ainda não entregou sua declaração do Imposto de Renda 2021 (IRPF) é melhor se apressar, o prazo acaba…
Cadastro para regularização fundiária do Bairro Liberdade continua

Cadastro para regularização fundiária do Bairro Liberdade continua

As equipes da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) e do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) retornaram,…
Webinário debate os impactos da pandemia no setor cultural

Webinário debate os impactos da pandemia no setor cultural

Shows cancelados, cinemas fechados e visitação suspensa a museus e espaços culturais. Eis o cenário que o setor cultural vive…