As ruas do Bairro Liberdade foram tomadas por um público estimado em algumas milhares de pessoas na noite desta sexta-feira (19) para ato político que marcou o lançamento da candidatura de Wenderson Chamon, o Chamonzinho, a reeleição como deputado estadual. O evento foi o primeiro de grandes proporções com a presença do governador Helder Barbalho, também candidato à reeleição. Um público empolgado interagiu bastante, portando bandeiras e faixas de apoio aos candidatos, marcando a largada da campanha que terá desfecho no dia 2 de outubro, data das Eleições 2022.
Também no palco, além das famílias de ambos, outros candidatos a cargo eletivo nesta eleição: Andreia Siqueira e Renilce Nicodemos (MDB) e Márcio do São Félix (PSDB), que concorrem a deputado federal, em parceria com a candidatura de Chamonzinho. A união de todos eles fez comparecer um enorme público com caravanas vindas de várias cidades da região e de inúmeros bairros de Marabá.
O já populoso bairro Liberdade e suas adjacências: Laranjeiras, Independência, Jardim União e outros também estiveram representados com enorme parcela dos populares presentes. Prefeitos da região e vereadores também alinhados com a candidatura de Chamonzinho estavam no palanque.
Leia mais:O evento começou por volta das 20 horas, no espaço público bem ao lado da Escola Heloísa Souza de Castro, no centro do bairro. É o primeiro grande evento desse tipo depois que o calendário eleitoral passou a permitir a propaganda de campanha no último dia 16. Também foi a primeira vinda de Helder a Marabá já na condição de candidato.
Chamonzinho é deputado da atual legislatura e um dos principais parceiros e articuladores do governador na Assembleia Legislativa do Pará. Ele é marabaense, razão pela qual escolheu a cidade para abrigar o seu principal evento de lançamento da candidatura.
Essa condição, aliás, foi enaltecida por Helder que citou o correligionário como um de seus principais apoiadores na Assembleia Legislativa do Pará. “Juntos enfrentamos o momento mais crítico da pandemia, indo atrás de leitos hospitalares, medicamentos e da vacina para salvar a vida dos paraenses”, disse o governador, pedindo aos seus apoiadores ali presentes que lutem por cada voto, que não existe eleição ganha. Por final, pediu que todos os membros da família Chamon fossem à frente, incluindo a prefeita Mariana Chamon, esposa do deputado, e suas filhas, para destacar ser uma família unida e dedicada à comunidade.
Chamonzinho, o anfitrião, fez um longo relato do seu trabalho na Alepa nos últimos 3 anos e meio, e das demandas de Marabá e região que levou ao plenário e ao conhecimento do governador. “Esta foi uma grande festa da democracia e fico feliz com o resultado, com tantos amigos que vieram nos ouvir, discutir o futuro do nosso estado, na cidade onde nasci e a mais importante desta região. Obrigado aos amigos prefeitos, vereadores e lideranças que fizeram isso possível”, disse ao final do ato.
A escolha do bairro também não é aleatória, uma vez que o deputado esteve envolvido em várias demandas daquela localidade, como o início da regularização fundiária, tema levado ao governador no início do mandato e que gerou uma parceria inédita do Iterpa, Cohab e do Município para que moradores pioneiros do bairro e finalmente tivessem a documentação de seus lotes. Fato que ele listou como demanda de vários outros bairros. (Da Redação)