Correio de Carajás

Horizonte Minerals anuncia contratação de empresa para as obras civis no Araguaia

Vida útil da mina de níquel é prevista para 28 anos em produção

Projeto Araguaia, quando em operação, vai explorar níquel na região

A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – anuncia a contratação da Companhia Paranaense de Construção (Copa) para as obras civis industriais do Projeto Araguaia, maior investimento em níquel no Brasil. A empresa também é responsável pela terraplanagem do empreendimento, um passo importante para a construção do projeto.

“A ampliação do escopo de atuação da Copa no Projeto Araguaia é mais um marco importante no nosso cronograma de obras. A assinatura do contrato de obras civis nos permite continuar avançando na construção do Projeto com confiança, considerando o efetivo trabalho de terraplenagem que a Copa tem realizado e o seu portfólio robusto na entrega de projetos de infraestrutura e mineração em todo o Brasil”, afirma Leonardo Vianna, diretor do Projeto Araguaia da Horizonte Minerals.

O escopo do contrato inclui o fornecimento e instalação das fundações da planta de processo e obras civis relacionadas à infraestrutura de suporte e foi elaborado para aproveitar que a Copa já está mobilizada e a familiarizada com o Projeto. O pacote de obras civis também inclui a instalação de todas as estruturas projetadas e de concreto para a instalação da planta de processo, incluindo estacas, fundações estruturais, lajes de concreto e conexões aparafusadas para permitir que os equipamentos de processo sejam instalados diretamente. Esses fatores contribuem para ajudar a acelerar a instalação das fundações do forno, permitindo o início da instalação do casco do forno ao longo do quarto trimestre deste ano.

Leia mais:

 O cronograma de construção segue avançado e dentro dos prazos estabelecidos. A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024.

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals iniciou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina previsto para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de US$ 633 milhões para implantar o Projeto Araguaia.

A Horizonte Minerals é uma empresa de níquel com foco no Brasil, listada nas Bolsas de Valores de Londres e de Toronto. A Empresa possui dois projetos, ambos no Estado do Pará: o Projeto Araguaia e o Projeto Vermelho, ambos de larga escala, alto teor de níquel e baixa emissão de carbono.

O Projeto Araguaia está em construção e produzirá ferroníquel para abastecer o mercado de aço inox. O Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e produzirá níquel e cobalto para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 50.000 toneladas de níquel por ano, posicionará a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente.

CONSTRUÇÃO

A Copa Construção está preparada para implantar projetos de infraestrutura, tendo como premissa básica atender às especificações técnicas dentro dos padrões de qualidade e sustentabilidade, buscando a total satisfação do cliente. É uma das maiores construtoras do Paraná e está qualificada para qualquer desafio na área de construção civil.

Comprometida com o avanço socioeconômico do país, emprega centenas de profissionais, e com a sinergia da direção, clientes, acionistas e parceiros, visa a construção de um novo Brasil, com transparência e ética. (Fonte: Divulgação)