Correio de Carajás

Cemitérios ganham “tapa no visual” para visitas no Dia dos Finados

O trabalho de capina, varrição e pintura estão acontecendo esta semana no maior cemitério do município, o da Saudade, na Folha 29, Nova Marabá. Por lá, o Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) também utiliza tratores e caçamba para retirada de lixo e entulhos acumulados pelo tempo. Com a conclusão da limpeza no Cemitério da Saudade, os cinco principais cemitérios estarão prontos para receber os visitantes no Dia dos Finados, em 2 de novembro.

Para Nilde Brás, o serviço é importante para facilitar o acesso aos túmulos. Há sete anos, a dona de casa frequenta o cemitério da Nova Marabá a cada 2 de novembro para visitar o túmulo do pai, que morreu aos 83 anos, e do sobrinho, falecido aos 18. Ambos foram vítimas de acidente de trânsito em um curto período de seis meses de diferença.

“Dia dos Finados tem de ter realmente a limpeza, porque é uma data que as pessoas vêm visitar os túmulos dos entes queridos. Então, a gente espera que esteja tudo limpo. Meu pai faleceu há sete anos e desde então a gente vem uma semana antes para dar uma limpada, renovar as flores, pintar as estruturas, deixar tudo limpinho”, ressalta Nilde.

Leia mais:

Odilon Siqueira, chefe de limpeza do SSAM, explica que o trabalho é feito na área do cemitério, cabendo aos familiares a limpeza pontual dos túmulos. Ele garante que os campos santos estarão todos preparados para receber a visita da população. Nos cemitérios de Murumuru, São Félix, Cidade Nova e Velha Marabá o trabalho foi concluído há alguns dias.

“Quem vier visitar os túmulos de seus entes queridos vai encontrar os cemitérios limpos. Vai poder caminhar tranquilo, apesar de não poder ter aglomeração, mas estamos deixando tudo pronto para que possam se sentir bem”, finalizou Odilon.