Correio de Carajás

Cemitérios de Marabá se preparam para receber mais de 70 mil pessoas

Visitas acontecem por ocasião do Dia de Finados, no domingo

Movimentação era grande ontem à tarde no Cemitério da Saudade/ Fotos: Josseli Carvalho
Por: Da Redação, com informações de Josseli Carvalho
✏️ Atualizado em 03/11/2025 11h21

Os cemitérios de Marabá se preparam para um intenso movimento neste Dia de Finados, domingo (2 de novembro). A expectativa é de que os cemitérios públicos e um particular tenham mais de 70 mil visitantes ao longo do dia. O CORREIO esteve em visita ao Cemitério da Saudade, na Folha 29, nesta sexta-feira, e o local recebia os últimos retoques para as visitações que devem ter início já neste sábado.

O administrador do Cemitério da Saudade, Antônio Maria Ferreira, confirmou a alta expectativa de público. “Desde essa semana que está se findando, é muita gente aqui dentro já limpando os seus próprios túmulos”, afirmou. Segundo ele, a prefeitura estava realizando a limpeza geral, que deve ser concluída até hoje.

“Estaremos abertos já às 6 horas da manhã no domingo. Os idosos já vieram, muitos deficientes, pessoas que não querem estar na aglomeração do domingo”, comentou Antônio Maria.

Leia mais:

A preparação dos cemitérios para o Dia de Finados é um ponto de atenção recorrente em Marabá. No entanto, o histórico da cidade aponta para um desafio constante na manutenção dos espaços.

A limpeza concentrada na véspera do feriado é uma prática que gera críticas da população.

A situação de abandono fora do período de Finados também levanta preocupações com a segurança. Visitantes já relataram o perigo de frequentar o Cemitério da Saudade em dias comuns devido à presença de usuários de drogas, um problema que o próprio administrador reconheceu ser antigo e que se agravou com a retirada de agentes patrimoniais.

Reflexão

O Cemitério da Saudade, na Folha 29, é um local de grande valor histórico e sentimental para Marabá, abrigando “muitas pessoas conhecidas da cidade de Marabá, pessoas que fizeram história”.

Apesar dos desafios de manutenção, o Dia de Finados é um momento de profunda reflexão e conexão. A movimentação nos cemitérios inspira visões diversas sobre a morte, desde a esperança da ressurreição, defendida por algumas crenças, até a simples valorização da memória e do legado deixado pelos entes queridos.

Outros cemitérios

Além do Cemitério da Saudade, Marabá conta com outros espaços que também recebem a atenção da prefeitura e dos visitantes. O Cemitério São Miguel, localizado na Marabá Pioneira, é o mais antigo e também passou por serviços de manutenção e limpeza para a data.

A cidade também possui o Cemitério Parque de Marabá (ou Novo Cemitério), criado em 2021 diante da necessidade da expansão de oferta de espaços públicos.

Este local, no entanto, tem sido alvo de críticas por sua falta de estrutura física adequada e a demora na padronização das lápides, com estacas de madeira provisórias que causam um “ar de desmazelo” para as famílias.

A prefeitura, por meio do SSAM, confirmou que a manutenção nos cemitérios menores, como o de Murumuru e o São Félix Pioneiro, também foi realizada.

A cidade também conta com um cemitério particular, o Parque das Flores, que fica à margem da BR-230, na saída para Itupiranga, o qual segue sua própria logística de preparação para a data.

No Cemitério Parque, chama atenção a falta de padronização