Correio de Carajás

Celpa orienta clientes sobre a suspensão e religação da energia

Foto: reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Dúvidas a respeito dos prazos para a suspensão do fornecimento de energia elétrica, assim como a religação do serviço ainda são recorrentes para alguns clientes da concessionária de energia. Para garantir que os usuários sejam orientados corretamente no que diz respeito aos seus serviços, a Celpa esclarece ponto a ponto como funciona o processo de suspensão e da religação do fornecimento de energia.

De acordo com o que determina a legislação do setor elétrico, a Celpa, assim como todas as concessionárias de energia do país, avisa previamente todos os seus clientes sobre a suspensão do fornecimento de energia em função do não pagamento das faturas. O aviso ocorre por meio das próprias faturas de energia ou em um documento específico chamado reaviso do vencimento. A suspensão do fornecimento pode ocorrer após 15 dias da entrega do reaviso.

 O gerente da área Comercial da Celpa, Sérgio Oliveira, orienta que o consumidor deve ficar atento aos reavisos. “A mensagem de reaviso é importante porque informa sobre os débitos existentes naquela conta contrato e para que o cliente também saiba a partir de que dia a suspensão do fornecimento pode ocorrer caso o débito permaneça”, explica o gerente.

Leia mais:

 Como solicitar a religação

Para aqueles clientes que tiveram o fornecimento de energia suspenso em função de débitos com a concessionária, o serviço pode ser reativado após a quitação. Essa reativação pode ser feita de duas formas: por e-mail ou nas agências de atendimento da Celpa.

Na agência de atendimento: O cliente deve se dirigir a uma agência de atendimento da Celpa mais próxima, informar o número da conta contrato e apresentar o comprovante de pagamento.

Por e-mail: o cliente deve enviar um e-mail para o endereço [email protected], anexando o comprovante de pagamento e informando o número da conta contrato (número que vem na conta de energia e que identifica o cliente na Celpa). Também informar se será uma religação comum ou de urgência.

Cabe ressaltar que a Celpa gera automaticamente a religação após a identificação de pagamento do débito em seus sistemas.

Prazos para religação

Em relação aos prazos para o serviço de religação ser executado, eles obedecem a seguinte ordem, de acordo com o que estabelece a legislação do setor elétrico:

– 4h para religação de urgência.

– 24h para religação comum em áreas urbanas.

– 48h para religação em áreas rurais. 

Os municípios que podem solicitar religação de urgência de acordo com o que estabelece a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, são: Região Metropolitana de Belém (Belém, Outeiro, Icoaraci, Santa Bárbara, Ananindeua, Marituba, Benevides, Mosqueiro e Santa Izabel), Marabá, Castanhal, Santarém, Itaituba e Altamira. (Ascom/Celpa)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…