• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Celpa orienta clientes sobre a suspensão e religação da energia

por Redação
14/02/2019
em Cidades
Celpa se defende e diz que detecta fraude em 88% das fiscalizações

Foto: reprodução

1.6k
Visualizações

Dúvidas a respeito dos prazos para a suspensão do fornecimento de energia elétrica, assim como a religação do serviço ainda são recorrentes para alguns clientes da concessionária de energia. Para garantir que os usuários sejam orientados corretamente no que diz respeito aos seus serviços, a Celpa esclarece ponto a ponto como funciona o processo de suspensão e da religação do fornecimento de energia.

De acordo com o que determina a legislação do setor elétrico, a Celpa, assim como todas as concessionárias de energia do país, avisa previamente todos os seus clientes sobre a suspensão do fornecimento de energia em função do não pagamento das faturas. O aviso ocorre por meio das próprias faturas de energia ou em um documento específico chamado reaviso do vencimento. A suspensão do fornecimento pode ocorrer após 15 dias da entrega do reaviso.

 O gerente da área Comercial da Celpa, Sérgio Oliveira, orienta que o consumidor deve ficar atento aos reavisos. “A mensagem de reaviso é importante porque informa sobre os débitos existentes naquela conta contrato e para que o cliente também saiba a partir de que dia a suspensão do fornecimento pode ocorrer caso o débito permaneça”, explica o gerente.

 Como solicitar a religação

Para aqueles clientes que tiveram o fornecimento de energia suspenso em função de débitos com a concessionária, o serviço pode ser reativado após a quitação. Essa reativação pode ser feita de duas formas: por e-mail ou nas agências de atendimento da Celpa.

Na agência de atendimento: O cliente deve se dirigir a uma agência de atendimento da Celpa mais próxima, informar o número da conta contrato e apresentar o comprovante de pagamento.

Por e-mail: o cliente deve enviar um e-mail para o endereço [email protected], anexando o comprovante de pagamento e informando o número da conta contrato (número que vem na conta de energia e que identifica o cliente na Celpa). Também informar se será uma religação comum ou de urgência.

Cabe ressaltar que a Celpa gera automaticamente a religação após a identificação de pagamento do débito em seus sistemas.

Prazos para religação

Em relação aos prazos para o serviço de religação ser executado, eles obedecem a seguinte ordem, de acordo com o que estabelece a legislação do setor elétrico:

– 4h para religação de urgência.

– 24h para religação comum em áreas urbanas.

– 48h para religação em áreas rurais. 

Os municípios que podem solicitar religação de urgência de acordo com o que estabelece a Resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, são: Região Metropolitana de Belém (Belém, Outeiro, Icoaraci, Santa Bárbara, Ananindeua, Marituba, Benevides, Mosqueiro e Santa Izabel), Marabá, Castanhal, Santarém, Itaituba e Altamira. (Ascom/Celpa)

Comentários
Tags: CelpaPará
Matéria anterior

Ronda Política 14/02/2019

Próxima matéria

Bolsonaro diz que hoje “bate o martelo” sobre reforma da Previdência

RelacionadaMatérias

Professores de Marabá ocupam Sevop e reivindicam retroativo pago pela metade
Cidades

Professores de Marabá ocupam Sevop e reivindicam retroativo pago pela metade

25/01/2021
15
CEI no Bairro Amapá se tornará posto fixo para vacinação contra a Covid-19
Cidades

CEI no Bairro Amapá se tornará posto fixo para vacinação contra a Covid-19

25/01/2021
129
MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021
Cidades

MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021

25/01/2021
32
Próxima matéria
Ministros estão “mapeando” problemas pelo Brasil, diz Bolsonaro

Bolsonaro diz que hoje “bate o martelo” sobre reforma da Previdência

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019