Correio de Carajás

Casos de covid-19 chegam a 500 milhões em todo o mundo

Como grande parte dos países diminuiu a realização de testes, especialistas acreditam que o número real de infecções possa ser maior

Na terça-feira (12), o mundo atingiu 500 milhões de casos de covid-19. Este ano, o aumento no número de diagnósticos conhecidos foi bastante acentuado, passando de 300 milhões no início de janeiro para 400 milhões em fevereiro, e chegando a meio bilhão agora.

Apesar de da alta taxa, especialistas acreditam que o valor real de infecções seja ainda maior, já que diversas nações reduziram o volume de testes oficiais. Ali Mokdad, epidemiologista da Universidade de Washington, em Seattle, disse ao jornal The New York Times que a diminuição na realização dos exames formais é “perigosa” porque se “você não testar, não saberá quais variantes você tem”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu recentemente às nações africanas que impulsionem os testes e o rastreamento de contatos. A entidade também indicou que alguns países nas Américas aumentem a vacinação e a testagem

Leia mais:

Número de casos diários está caindo

Ao redor do mundo, diversos países já praticamente abandonaram as medidas contra a pandemia de coronavírus. Nos Estados Unidos, por exemplo, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças emitiram novas diretrizes no final de fevereiro sugerindo que a maioria dos americanos já poderia parar de usar máscaras em espaços fechados.

Segundo o NYT, o número de novos casos relatados por dia no mundo é cerca de 32% menor do que há duas semanas, com uma média de cerca de 1,1 milhão diários na semana passada. Em relação às mortes por covid-19, as taxas estão 23% menores do que há duas semanas, com uma média de 3.800 por dia globalmente na semana passada.

(Fonte: Época negócios)