Correio de Carajás

Casal morre de covid-19 em intervalo de 12 horas em Canaã

Hospital de Canaã dos Carajás recebeu o casal, mas teve de enviar para outros centros por falta de UTI (Imagem: Divulgação)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Sebastião e Josimaura Moura eram país de profissional de saúde da linha de frente da covid-19 no município

Sebastião Gonçalves Moura, de 58 anos, e Josimaura Gonçalves Moura, de 53 – marido e mulher – perderam juntos a batalha para o novo coronavírus.

Ele sofria de doença crônica cardíaca e diabetes e faleceu na última quinta-feira (20) em Belém; e a esposa, também cardíaca crônica, faleceu na sexta-feira (21), em Palmas no Estado do Tocantins. Segundo as equipes médicas que os atenderam, os pacientes morreram em um intervalo de 12 horas.

Eles eram os pais de Karla Carolina Gonçalves Moura, fisioterapeuta do Hospital de Campanha em Canaã dos Carajás, onde o casal foi internado e intubado por 10 dias, à espera de transferência para UTI’s do Sistema Único de Saúde. Ambos estavam com cerca de 85% dos pulmões comprometidos.

Leia mais:

Segundo a Prefeitura de Canaã dos Carajás os dois tiveram que sair da região sudeste do Pará onde a ocupação das unidades de terapia intensiva está no limite.

De acordo com a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2021, Canaã tem, inicialmente, uma receita de quase um bilhão de reais (R$ 975.308.426,76) para 2021. No município não há UTI. Os casos mais graves de Covid-19 têm de ser transferidos para fora da cidade.

A prefeita Josemira Gadelha, do MDB, reconhece a deficiência na saúde pública: “Já estamos contactando com empresas e profissionais especializados em UTI para contratação desses serviços e ainda não há data certa para que as unidades de terapia intensiva possam ser utilizadas em Canaã”, enfatizou a gestora.

Segundo a Prefeitura de Canaã, o município conta com serviço de UTI móvel e tem feito todas as transferências de pacientes, inclusive de UTI aérea, quando necessário.

Em apenas dois dias, 21 e 22 de maio, 15 novos casos de covid-19 foram confirmados em Canaã dos Carajás. No Paraíso do Minério, 7.784 pessoas foram atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde com quadro de covid-19 em pouco mais de um ano. Nesse período, o número de mortos chega a 96.

Neste sábado, 27 pacientes estão internados no Hospital de Campanha montado na cidade. Eles ocupam mais da metade dos 44 leitos disponibilizados à população. (Nyelsen Martins)

Comentários

Mais

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

Bolsonaro faz 'motociata' em SP ao lado de apoiadores

O presidente Jair Bolsonaro está em passeata pela cidade de São Paulo, em manifestação organizada por integrantes de clubes de…
Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Aos 80 anos, morre o ex-vice-presidente Marco Maciel

Morreu neste sábado (12), aos 80 anos, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Segundo o genro do político, Joel Braga,…
Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

Capacitação de profissionais é aposta para combater trabalho infantil

No lugar da boneca e do carrinho, a enxada e a vassoura. No lugar do tempo para estudo e descanso,…
Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

Casal passou a morar junto e construiu sua “família”

  A história de Juliana Milhomem e Victoria Kaline é semelhante à de Polyana e Amanda. Ambas se conheceram em…
Mulheres que são felizes com outras mulheres

Mulheres que são felizes com outras mulheres

“Consideramos justa toda forma de amor”. Parafraseando Lulu Santos, começamos essa história com o trecho da emblemática música “Toda forma…
Namoro que floresce no meio na pandemia

Namoro que floresce no meio na pandemia

Sílvia e Moisés e se tornaram amigos inseparáveis, contavam tudo um para o outro, até se ajudaram a ficar com…