Correio de Carajás

Casal morre de covid-19 em intervalo de 12 horas em Canaã

Sebastião e Josimaura Moura eram país de profissional de saúde da linha de frente da covid-19 no município

Sebastião Gonçalves Moura, de 58 anos, e Josimaura Gonçalves Moura, de 53 – marido e mulher – perderam juntos a batalha para o novo coronavírus.

Ele sofria de doença crônica cardíaca e diabetes e faleceu na última quinta-feira (20) em Belém; e a esposa, também cardíaca crônica, faleceu na sexta-feira (21), em Palmas no Estado do Tocantins. Segundo as equipes médicas que os atenderam, os pacientes morreram em um intervalo de 12 horas.

Eles eram os pais de Karla Carolina Gonçalves Moura, fisioterapeuta do Hospital de Campanha em Canaã dos Carajás, onde o casal foi internado e intubado por 10 dias, à espera de transferência para UTI’s do Sistema Único de Saúde. Ambos estavam com cerca de 85% dos pulmões comprometidos.

Leia mais:

Segundo a Prefeitura de Canaã dos Carajás os dois tiveram que sair da região sudeste do Pará onde a ocupação das unidades de terapia intensiva está no limite.

De acordo com a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2021, Canaã tem, inicialmente, uma receita de quase um bilhão de reais (R$ 975.308.426,76) para 2021. No município não há UTI. Os casos mais graves de Covid-19 têm de ser transferidos para fora da cidade.

A prefeita Josemira Gadelha, do MDB, reconhece a deficiência na saúde pública: “Já estamos contactando com empresas e profissionais especializados em UTI para contratação desses serviços e ainda não há data certa para que as unidades de terapia intensiva possam ser utilizadas em Canaã”, enfatizou a gestora.

Segundo a Prefeitura de Canaã, o município conta com serviço de UTI móvel e tem feito todas as transferências de pacientes, inclusive de UTI aérea, quando necessário.

Em apenas dois dias, 21 e 22 de maio, 15 novos casos de covid-19 foram confirmados em Canaã dos Carajás. No Paraíso do Minério, 7.784 pessoas foram atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde com quadro de covid-19 em pouco mais de um ano. Nesse período, o número de mortos chega a 96.

Neste sábado, 27 pacientes estão internados no Hospital de Campanha montado na cidade. Eles ocupam mais da metade dos 44 leitos disponibilizados à população. (Nyelsen Martins)