Correio de Carajás

Cartórios eleitorais de Marabá fazem os últimos ajustes para o 1º turno

A distribuição das urnas eletrônicas para locais de votação e demais cidades ocorrerá no sábado pela manhã

Urnas eletrônicas da 23ª e 100ª zonas eleitorais serão deslocadas no sábado/Foto: Arquivo

Faltando quatro dias para as Eleições 2022, que será em 2 de outubro, os cartórios eleitorais das 23ª e 100ª zonas eleitorais que abrangem os municípios de Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins fazem os últimos preparativos para o dia do pleito.

A Reportagem do Correio de Carajás esteve no Fórum Eleitoral de Marabá para conversar com Marcus Tristão, chefe do Cartório da 100ª Zona Eleitoral e Francinete Castelo Branco, chefe da 23ª e saber mais sobre como está a reta final para o dia do primeiro turno.

Marcus compartilhou com a Reportagem a correria desses últimos dias, dividido entre as demandas que chegam pelo computador, celular e visitas presenciais.

Leia mais:

Sobre a logística de transporte do dia da votação, ele explicou que as urnas serão conduzidas no sábado pela manhã, a partir das 6 horas da manhã. 39 urnas serão levadas para o município de Bom Jesus do Tocantins (integrante da 100ª zona), e mais de 200 serão enviadas para os demais locais de votação dos núcleos urbanos e rurais.

Já o município de Nova Ipixuna, integrante da 23ª ZE, irá receber 36 urnas. Mais de 400 serão enviadas para suas demais seções.

Na 100ª ZE, este ano, não houve mudança de nenhum local de votação. Por outro lado, a 23ª terá uma realocação de lugar nas eleições de 2022. A escola José Mendonça Vergolino, localizada na Travessa Santa Terezinha na Marabá Pioneira, irá receber as seções eleitorais de seu vizinho, o Estádio Zinho Oliveira.

Francinete explicou que a mudança já era algo desejado, pois o estádio é pequeno e quente. A alteração foi possível após a reforma do José Mendonça, que agora conta com mais salas, sendo possível a realocação.

Ela ressalta que os eleitores que votam na escola Gaspar Viana, Folha 16 na Nova Marabá, desde as eleições municipais de 2020, eles registram seus votos na escola João Anastácio de Queiroz.

JUÍZ ELEITORAL

A responsabilidade do juiz eleitoral no dia do pleito, é de cumprir e fazer cumprir as decisões e determinações do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais. Entre os órgãos da Justiça Eleitoral, ele é o que se encontra mais perto de quem vota e de candidatas e candidatos locais. Em caso de denúncias ou irregularidades eleitorais, o juiz é a figura a quem se deve recorrer no dia das eleições. (Luciana Araújo)