Correio de Carajás

Carteira de Trabalho física deixa de ser emitida em Parauapebas

A Carteira de Trabalho física não será mais emitida em Parauapebas. A versão em papel foi substituída pela carteira online e por aplicativo, conforme explica o secretário de Segurança Institucional, Denis Assunção. Com a mudança, explica o gestor, as informações sobre o histórico profissional do trabalhador passam a ficar disponíveis para os cidadãos por meio de aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web.

Até então o documento era emitido no município pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que continuará orientando os profissionais que tiverem dúvidas. Denis destaca ainda que o empregador deve estar cadastrado no eSocial, o sistema virtual do governo para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

Já para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Todos os contratos de trabalho, novos e já existentes, e anotações como férias e salários são feitas eletronicamente.

Leia mais:

Para acessar a Carteira de Trabalho digital é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. Por fim, Denis conta que há um acúmulo de carteiras de trabalho no SAC que as pessoas não foram buscar, mas que continuam a ter validade. (Theíza Cristhine e Adersen Arantes)