Nesta sexta-feira (24), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) que irá assegurar a padronização nos procedimentos de inspeção de origem animal e garantir a segurança alimentar dos paraenses.
O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), após anos de tratativas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciou a certificação para o pescado e, pela primeira vez, conquistou a adesão para a indústria de carne e leite.
“Após 12 anos de debates e discussão do time da Adepará com o Mapa conseguimos iniciar a certificação para o segmento de pescado e agora, pela primeira vez, a indústria da carne está recebendo esse certificado. Isto é fundamental para ampliar a produção, gerar mais emprego e renda e fortalecer essa vocação no nosso Estado”, destacou o chefe do Executivo estadual.
Leia mais:A conquista demonstra a iniciativa e empenho da Adepará em proporcionar um serviço de qualidade à sociedade, trazendo mais benefício aos produtores, consumidores e ao Estado com a abertura de mercados.
O diretor-geral da Agência ressalta que o serviço irá impulsionar a economia e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio paraense.
“Hoje nós conseguimos mais um grande passo para a manutenção e fortalecimento do agronegócio paraense. Entregamos o certificado de adesão ao Sisbi da primeira indústria de carne do Estado que, com este certificado, os produtos oriundos desta indústria serão comercializados em outros estados da Federação, aumentando assim, a sua produção e gerando mais emprego e renda” disse o titular da Agência.
Jamir Macedo também frisou que “para que este objetivo fosse alcançado, tivemos grande apoio do Governo do Estado e também passamos por uma reestruturação interna, atualizando procedimentos, ajustando o fluxo de processos. Tudo para demonstrar que o Pará é apto e capaz de registrar e regular as indústrias para comercialização em todo o território nacional tendo a chancela do Ministério da Agricultura”, finalizou.
O Sisbi tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) – órgão responsável por inspecionar e fiscalizar produtos de origem animal em âmbito federal.
O Serviço de Inspeção oficial também busca reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre os estados, garantindo assim, a segurança alimentar dos consumidores e o fomento do comércio formal e desenvolvimento de agroindústrias. (Com Ag. Pará)