Correio de Carajás

Carnaval tranquilo em Marabá e Parauapebas

Capitaneados pela Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, os comandantes dos órgãos de segurança das duas regiões reuniram a Imprensa no final da tarde da última quinta-feira, 15, para apresentar um relatório comparativo de atuação durante o Carnaval deste ano em relação a 2018.

A reunião contou com a presença do secretário João Chamon Neto e do coronel Marcos Cidon, chefe da Diretoria Geral de Operações da PM do Pará; do tenente coronel Juniso Silva, comandante do CPR II; tenente coronel Dayvid Sarah, comandante do 4º BPM; tenente coronel Furtado, comandante do 34º BPM; major Átila das Neves Portilho, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros; e o major Gledson Melo dos Santos, comandante do 23º BPM de Parauapebas.

João Chamon falou sobre a unidade que há, atualmente, entre os comandantes das forças de segurança da região e a harmonia em trabalhem juntos. Disse que o governador Helder Barbalho está empenhando em melhorar as condições de segurança para todo o Estado e acredita que a chegada da Força Nacional, nos próximos dias, vai ajudar ainda mais neste aspecto. “Os números que serão apresentados vão demonstrar que os índices de criminalidade caíram bastante em uma das festas mais importantes e longas do ano”, sustentou.

Leia mais:
Coronel Juniso e João Chamon conversam sobre ações do governo na área da segurança

Em Marabá, o 4º BPM utilizou, por dia, uma média de 9 viaturas, 22 motocicletas, 4 bicicletas e 130 homens a pé, totalizando 854 policiais nos quatro núcleos da cidade. Nos quatro dias, foram realizadas 484 abordagens a transeuntes, 334 a motociclistas, 232 a carros e registrados 395 boletins de atendimento. Por conta desse trabalho ostensivo, o número de ameaças caiu de 8 para 3 em comparação ao mesmo período do ano passado; as lesões de 5 para 2; os roubos de 26 para 19; furtos de 7 para 6; e homicídios de 3 para 0.

O delegado Thiago Carneiro apresentou os dados dos 39 municípios da região de sudeste do Pará. Os estupros aumentaram de 5 para 6, mas o número de furtos diminuiu de 290 para 211; o de homicídios caiu de 16 para 7; de roubos de 223 para 100; e a repressão ao tráfico de drogas foi maior, com desarticulação de 12 traficantes no ano passado contra 23 este ano.

Os dados mostram que 23 municípios apresentaram redução no conjunto dos principais crimes, equivalentes a 59% dos 39 municípios da Mesorregião Sudeste do Pará; quatro municípios ficaram sem alteração, equivalentes a 10,2% dos 39 municípios; 12 municípios apresentaram aumento, equivalentes a 30,7% dos 39;

“A redução percentual de 56% nos homicídios na Mesorregião Sudeste, obtida no Carnaval de 2019, foi mais que o dobro da registrada em relação ao carnaval de 2018, que foi de 26%”, explica Thiago Carneiro.

Major Gledson Melo disse que na região de Parauapebas o trabalho de policiamento durante o Carnaval também foi intensificado e o resultado foi a diminuição dos índices de violência. Garantiu que as ações vão continuar para que os resultados sejam a pacificação e sensação de segurança maiores para a população.

COMPRA DE FOLGA

Questionado sobre a dimensão do novo batalhão de polícia em Marabá, o tenente coronel Juniso Silva explicou que ele terá área de abrangência no complexo Cidade Nova e zona rural adjacente e ainda o município de Itupiranga. Disse que a base do efetivo já está definida e que boa parte dos 100 novos formandos deverá compor o batalhão que está surgindo. “O efetivo está bem proporcional. Tiramos uma parte da carga do 4º BPM e distribuímos para a nova unidade”, disse, sem revelar exatamente quantos policiais ficarão em cada quartel.

Ele disse que, além disso, o governador autorizou a compra da folga de policiais para aumentar o efetivo nas ruas, com o objetivo de frear a onda de violência. No caso específico de Marabá, mais 20 PMs reforçam diariamente o policiamento ostensivo exatamente com compra da folga. “O tenente coronel Furtado é o comandante deste quartel e o prédio está em fase de acabamento. Ele vai funcionar ao lado da Infraero e deve ser inaugurado em breve”, antecipou. (Da redação)