Correio de Carajás

Cão farejador reforça buscas por taxista

Depois do insucesso de ontem (27), as buscas ao taxista Gilmar Lima Leite, desaparecido desde a última sexta-feira (24), foram retomadas nesta terça-feira (28), mas agora com novo ingrediente: a Guarda Municipal de Marabá (GMM) foi acionada e levou para as buscas o “Snider”, um cão da raça pastor belga malinois, especializado em busca por seres humanos. Mas até o final da tarde desta terça o taxista continuava desaparecido.

Gilmar Leite desapareceu misteriosamente na última sexta-feira/Foto: Divulgação

O guarda municipal Helder Lourenço, coordenador do Grupamento de Operações com Cães, explica como funciona o trabalho desse cão, que é especializado em busca e resgate. “Pegamos vestígios da pessoa desaparecida, realizamos treinamento ontem, apresentamos o odor (do alvo) para esse cão e hoje ele está em busca do cheiro específico dessa pessoa desaparecida”.

A área onde o taxista pode estar, que fica nos arredores da Vila Café, tem muitos moradores, mas também possui uma mata densa, que acaba dificultando a localização. Além disso, já faz quatro dias que ele desapareceu.

Leia mais:
O taxi que ele trabalhava foi abandonado em uma estrada vicinal/Foto: Divulgação

Tudo isso requer muito esforço dos Bombeiros, Guardas Municipais, policiais e principalmente dos amigos e colegas de Gilmar. Mas o guarda Lourenço acredita que ele não está mais fazendo deslocamentos pela mata, mas agora estaria parado em um lugar, escondido.

Agentes da Guarda Florestal também estão na área tentando localizar o taxista que, deforma inexplicável, abandonou o taxi lotação no qual trabalhava e se embrenhou na mata. O ato tresloucado pode ter sido motivado por um surto psicótico. (Chagas Filho)