Correio de Carajás

Canaã: Moradores acusam Jeová Andrade de crime ambiental

Os moradores do Bairro Parakanã, no município de Canaã dos Carajás, organizaram um protesto na última sexta-feira (24) contra a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto no bairro. Eles denunciam que com a instalação da ETE o local sofrerá desvalorização e degradação ambiental.

Juntaram-se a eles, com faixas e panfletos, manifestantes de outros três bairros próximos, Cidade Nova, Via Oeste e Parque Carajás. Eles pedem a paralização das obras que estão em fase inicial. “Já sofremos com o abandono do governo Jeová e agora teremos de conviver com uma estação que receberá dejetos de outros bairros, além do nosso. Isso é um absurdo”, reclama o professor Bernardo Filho.

A estação será construída pela Prefeitura Municipal ao lado de um cemitério público e de uma das principais nascentes de rio, que no passado era um balneário utilizado pelos moradores, mas acabou contaminada pelo lançamento de esgoto, conforme denunciam. “Isso é crime ambiental e essa estação está sendo construída pela prefeitura sem consultar a população”, desabafa Isaias Nicácio.

Leia mais:

Os moradores disseram que pretendem denunciar o caso ao Ministério Público. “Os nossos sonhos acabaram de ser enterrados definitivamente com a construção dessa estação de esgoto”, conclui Isaias. O Portal Correio de Carajás entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Canaã dos Carajás, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta. (Nyelsen Martins e Kevin William)