Veículos de comunicação do Estado do Pará têm sido sabotados ao divulgarem pesquisa em que Josemira Gadelha, pré-candidata à Prefeitura de Canaã dos Carajás apoiada por Jeová Andrade, está ficando para trás na corrida eleitoral. Hackers têm derrubado portais de notícias que encomendam e publicam as pesquisas eleitorais relacionadas ao cenário político da cidade.
Nesta sexta-feira (28), por exemplo, o Portal Pebinha de Açúcar foi tirado do ar. Pouco antes havia publicado o levantamento mais recente, que apresenta o pré-candidato Jean Carlos como favorito nas intenções de voto. A pesquisa foi realizada pelo Doxa e, conforme ela, se as eleições fossem hoje Jean Carlos estaria eleito com 48,2% da preferência do eleitorado, contra 26,8% de Josemira Gadelha.
Após o ataque hacker, o jornalista responsável, Bariloche Teixeira, registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Conforme ele, o ataque ocorreu poucos minutos após a publicação da pesquisa. “O servidor que hospeda o Portal Pebinha de Açúcar foi comunicado sobre o caso da queda da página na web e enviou comunicado para a direção do portal, informando que o site sofreu um ataque”, diz a denúncia.
Leia mais:Até a tarde desta sexta o portal segue instável. Em comunicado divulgado via redes sociais, os responsáveis pelo Pebinha de Açúcar informaram que o departamento jurídico está tomando medidas cabíveis para impedir novos ataques, definidos como covardes pelo veículo de comunicação que está no ar há mais de 13 anos.
O ataque ao Pebinha de Açúcar não foi o primeiro realizado nas mesmas circunstâncias. O jornalista Marcelo Ferreira Marques da Cruz, o Bacana, responsável pelo Portal Bacana News, também registrou boletim de ocorrência sobre crime semelhante após publicar pesquisa relacionada à Canaã dos Carajás.
O levantamento em questão foi publicado em 20 de julho, realizado pelo Instituto Skala e encomendado pela M.M Comunicação e Eventos e apontava Jean Carlos na liderança, com 52,6% da preferência. Josemira Gadelha aparecia em segundo lugar, com apenas 16,1% das intenções.
Conforme ele, em 28 de julho recebeu mensagem no Whatsapp que ameaçava tirar o Bacana News do ar, o que ocorreu minutos depois. A mensagem ‘avisava’ ao jornalista para “não se meter com a situação de Canaã dos Carajás”. Após o episódio, ainda recebeu novas mensagens afirmando que o jornalista poderia tornar a ficar sem site caso não ficasse fora das questões eleitorais relacionadas à Canaã dos Carajás.