Correio de Carajás

Campus Marabá industrial formou em Eletromecânica o seu primeiro aluno Surdo

Hiago não escondia a felicidade pela conclusão do curso. (Foto: Divulgação)
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O IFPA Campus Marabá Industrial formou em Eletromecânica o seu primeiro aluno surdo, Hiago Lima. Juntamente com o estudante, outros 59 alunos do Ensino Médio Integrado dos cursos de Controle Ambiental, Eletromecânica e Informática receberam a outorga de grau na noite desta quinta-feira, 13, às 18h, em cerimônia realizada no Centro Cultural Cine Marrocos, Marabá.

O estudante Hiago não escondia a sua felicidade pela conclusão do curso, por meio de seu Interprete em Libras, Fábio Pereira, falou que a caminhada no instituto não foi fácil, que apesar de todas as dificuldades que enfrentou conseguiu concluir o curso e a sua alegria é enorme.

Foi Fábio quem acompanhou o aluno nesses três anos, durante as aulas, eventos e em todas as programações realizadas pelo campus, então falou um pouquinho de como foi o desenvolvimento do Hiago.

Leia mais:
O interprete em Libras, Fabio Pereira, foi quem ajudou Hiago em sua jornada. (Foto: Divulgação)

“Ele chegou aqui com muitas dificuldades, o primeiro choque para nós foi que ele nunca tinha tido contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), então começou a ter aula de Libras com a professora Andreza Flexa. A partir daí ele começou a entender a importância do intérprete e de como eu iria ajudá-lo na compreensão das aulas, assim começou a obter os primeiros avanços e com muita força de vontade conseguiu vencer as dificuldades. Destaco também a persistência e força da mãe do Hiago, sempre acompanhando e dando força para o filho, para ela não existia dificuldade e sempre encontrava uma solução”, destacou Fábio.  

A mãe de Hiago, Hildeney Lima, disse que decidiu trazer o filho para estudar no Marabá Industrial porque percebeu que, apesar de ter concluído o Ensino Fundamental, não tinha rendimento, não conseguia aprender igual aos outros estudantes e possuía muita dificuldade na leitura e escrita. “Depois que ele começou a estudar no IF tudo mudou, ele melhorou muito, contou com o apoio de uma equipe técnica muito boa, além de professores muito atenciosos. Ter um intérprete em Libras para ajudá-lo no dia a dia foi a coisa mais maravilhosa que aconteceu para o Hiago”.   

O pai de Hiago, o senhor Lisnane Lima, relatou que a luta do filho foi muito grande nesses três anos. “ Durante todo esse tempo o Hiago acordava cinco da manhã todos os dias para poder pegar a van de seis horas e chegar no horário da aula, moramos em Itupiranga e a viaje dura em média uns 40 minutos, mas em meio a tantas complicações, estamos aqui comemorando a sua formatura”, disse, visivelmente emocionado.

Outro estudante inspirador desta noite foi Alcimar Carvalho, formando do curso de Informática. O estudante é filho de pais separados, mora com seu pai, Alziro Carvalho, que trabalha como marceneiro em Marabá. Alcimar está estagiando como técnico em informática, foi aprovado em sexto lugar em Sistema de Informação na Unifesspa e relatou como IFPA foi importante na sua vida.

Alcimar também chamou a atenção do público. (Foto: Divulgação)

“Entrar no IF foi uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida, tive professores que acreditaram em mim e que me incentivaram a nunca desistir e foi também por meio destes que consegui um estágio na empresa que hoje trabalho. Acredito também que foi devido a metodologia de ensino do IFPA que consegui alcançar um bom resultado no Enem e ser aprovado no curso que desejava e também na instituição que eu queria. Com toda certeza não foi fácil, mas valeu a pena”.

O Diretor Geral do Campus, Jackson Oliveira, destacou o desempenho dos alunos nesses três anos de caminhada. “É muito gratificante ver os nossos alunos subindo mais um degrau da vida, rumo ao sucesso profissional. Muitos foram aprovados em universidades e alguns já conseguiram emprego com carteira assinada. Sabemos que esses três anos de IFPA não foi fácil, portanto são discentes guerreiros que ao chegar no final do curso são vitoriosos e preparados para enfrentar as montanhas e vales da vida. Parabenizo de forma especial o aluno Hiago pela força de vontade e persistência e agradeço a todos os envolvidos neste processo, professores e técnicos”.

O diretor do Campus, Jackson Oliveira, foi quem presidiu a formatura. (Foto: Divulgação)

A mesa de cerimônia foi composta por Jackson Oliveira, Diretor Geral do Campus: Everaldo Fernandes, Diretor de Ensino; Diego Amador, chefe do Departamento de Ensino e Políticas Educacionais; Edléia Sousa, coordenadora do curso de Controle Ambiental; Vera Garcia, coordenadora do curso de Informática e kássio Derek Cavalcante, coordenador do curso de Eletromecânica. Durante a cerimônia os professores Everaldo Fernandes, Diego Amador e Alan Santos foram homenageados pelos formandos.

A cerimônia foi realizada no Cine Marrocos. (Foto: Divulgação)

(Ascom IFPA Industrial)

Mais

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Um morador nada comum deu o “ar da graça” e surpreendeu a população da Folha 6. Um filhote de jacaré…
Tião Miranda publica Nota de Repúdio por pichação em sua residência

Tião Miranda publica Nota de Repúdio por pichação em sua residência

O prefeito Tião Miranda publicou, no final da tarde desta quinta-feira, 13, uma Nota de Repúdio contra manifestações de sindicalistas…
Pará recebe a maior remessa de vacinas contra Covid-19, com mais de 350 mil doses

Pará recebe a maior remessa de vacinas contra Covid-19, com mais de 350 mil doses

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), a maior remessa de doses de vacinas contra Covid-19,  com um total…
Descontos de IPVA para finais de placa 76 a 96 vão até 17 de maio

Descontos de IPVA para finais de placa 76 a 96 vão até 17 de maio

Os proprietários de veículos com final de placas 76 a 96 poderão pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores…
Exposição homoerótica é cancelada em Belém e ecoa censura a 'Queermuseu'

Exposição homoerótica é cancelada em Belém e ecoa censura a 'Queermuseu'

Selecionada por um edital do Banco da Amazônia, a exposição “Suaves Brutalidades”, de Henrique Montagne Figueira, tinha um vernissage virtual…
Ataques armados a indígenas contrários à mineração ilegal podem se repetir no Pará, alerta MPF

Ataques armados a indígenas contrários à mineração ilegal podem se repetir no Pará, alerta MPF

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu na terça-feira (11) solicitar a órgãos públicos a tomada de medidas para evitar que…