Correio de Carajás

Campeã geral do Ideb 2021 diz que o foco está no aluno

O trio gestor destaca que durante a pandemia, a dedicação e empenho da equipe educacional foi fundamental para evitar a evasão escolar / Fotos: Evangelista Rocha

Uma pequena escola localizada no coração da Folha 12, no Núcleo Nova Marabá, tem se destacado nas duas últimas edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com a nota 6,2 no IDEB 2021, a EMEF Pedro Cavalcante (que trabalha com os anos iniciais do ensino fundamental) demonstra que a dedicação de pais e equipe escolar é capaz de mudar a realidade educacional de diversas crianças.

Metas bem definidas, objetivos claros, planejamento e foco do aluno são alguns dos diferenciais citados por Arionide Rodrigues Martins, diretora da escola. Para ela, a nota do IDEB é resultado de anos de trabalho e atribui o mérito a toda a equipe da instituição.

“Tem o apoio da Secretaria de Educação, recebemos as formações (de professores), há acompanhamentos que os técnicos fazem conosco, há ainda o trabalho que desenvolvemos com os alunos desde o 1º ano”, complementa ela sobre os fatores que levaram a Pedro Cavalcante ao 1º lugar geral do ranking do IDEB no município.

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“Manter o foco na aprendizagem deles, estar sempre realizando o diagnóstico para podermos conferir os níveis em que estão, identificar qual a maior dificuldade que apresentam e, a partir daí, criamos estratégias para sanar essas dificuldades”, detalha Francisca Margarete Fernandes de Sousa, coordenadora pedagógica da instituição.

Escola Pedro Cavalcante é número 1 no ranking do IDEB 2021 e mantém o foco nos resultados dos alunos / Fotos: Evangelista Rocha

Os fatores listados por Margarete são em resposta ao questionamento da Reportagem do Correio de Carajás sobre as táticas pedagógicas utilizadas pela escola, para que o bom resultado do IDEB fosse alcançado. Além destes, as 14 turmas da Pedro Cavalcante são contempladas com reforço escolar e acompanhamento individualizado.

Ainda que a escola seja muito procurada há anos pelos pais que desejam matricular seus filhos, os dois bons resultados no IDEB foram fator decisivo na escola de outros. “Independente do resultado do IDEB, a procura sempre é muito grande. Claro que houve algumas pessoas que vieram e falaram: ‘viemos porque estamos procurando o melhor para os nossos filhos’”, relembra Arionide.

A instituição é tão requisitada que não dá conta da grande demanda e alguns alunos acabam indo para a fila de espera. Localizada em uma região periférica da cidade, a escola recebe alunos tanto de bairros vizinhos, como das Folhas 1 e 6, quanto do núcleo São Félix e até mesmo Cidade Nova. A diretora reforça que existe um cuidado em não superlotar as salas de aula.

ESTRATÉGIAS DURANTE A PANDEMIA

Os desafios impostos pela pandemia de covid-19 foram transpostos com muito esforço e dedicação da equipe, que por muitas vezes trabalhou além de sua carga horária.

“Nesse período, nós nos desdobramos em fazer as atividades propostas pela SEMED, que apontavam para o trabalho em formato de home office. Entretanto a equipe gestora sempre vinha para a escola e promovia a mobilização dos pais, realizando busca ativa, que foi super importante”, esmiúça a diretora.

Além dos cadernos de atividades que eram retirados nas escolas, reuniões via Google Meet e WhatsApp foram realizadas e para aquelas famílias que não tinham acesso à internet, encontros presenciais foram realizados tanto na escola, quanto nas residências. Essa ação colaborativa, entre equipe docente e responsáveis garantiu que não só tivessem um bom desempenho educacional ao longo de quase dois anos, como também refletiu na nota alcançada no IDEB.

“Nós conseguimos inclusive evitar a evasão escolar. Com esse trabalho de busca ativa, nenhum aluno ficou fora da escola”, pontua Luzinete França de Carvalho, orientadora educacional. Para o trio pedagógico, o árduo trabalho realizado é demonstrado através dos bons resultados alcançados. As educadoras destacam a participação dos pais ao longo de todo esse processo.

Apesar das adversidades, a equipe diz que consegue visualizar maior equilíbrio e tranquilidade nas crianças, que estão aos poucos retomando suas rotinas na escola e em casa. (Luciana Araújo)