O Dia da Imprensa no Brasil é comemorado em 1º de junho, data que iniciou a circulação do jornal Correio Brasiliense, fundado por Hipólito José da Costa.
Nesta quarta-feira, dia 14, a Câmara Municipal de Marabá realizou a sessão solene anual de entrega da Comenda de Mérito Jornalístico como forma de reconhecer o trabalho de profissionais que contribuem com a comunicação social no município, levando informações ao cidadão.
Pelo Grupo Correio de Comunicação, foram condecorados os seguintes profissionais: Evangelista Rocha, Thays Araujo, Jeferson Pinheiro, Marcos Fabrício, Gabriel Colina e Josseli Carvalho.
Leia mais:O presidente do Parlamento, vereador Alecio Stringari, lembrou que, na Câmara de Marabá, o Dia da Imprensa passou a ser comemorado em 2018, através de Decreto Legislativo proposto pelo ex-vereador Nonato Dourado e aprovado por todos os vereadores. “Com esta sessão, a Câmara homenageia os profissionais da imprensa, pelos relevantes serviços que prestam à sociedade marabaense, à região, ao Pará e ao Brasil”.
Elvan do Vale, presidente da Associação de Imprensa de Marabá, parabenizou o Legislativo de Marabá pela solenidade. “Vejo colegas que têm uma história dedicada à imprensa. Temos que ter responsabilidade com aquilo que falamos, porque levamos notícias para todos. Ao chegar uma denúncia, verifique a fonte, seja responsável, ou será cobrado num futuro bem próximo. A pessoa que está em casa confia em você”, disse.
Rodrigo Albuquerque, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Marabá, explicou que o setor de imprensa nasceu da contraposição e contra a dominação, com o direto das pessoas de convergirem ou divergirem. Ele disse que um dos maiores desafio em pauta é justamente na humanidade que é a administração sobre a liberdade de expressão e a censura, de como regular de forma ponderada estes limites. Para ele, é necessário um debate importante sobre o assunto.
Representando o prefeito municipal de Marabá, Walmor Costa, chefe de Gabinete da Prefeitura, lembrou que o jornalismo preconiza ouvir os dois lados da notícia e opinou que o jornalismo é relatar os fatos, do jeito que eles são. “As pessoas não estão ouvindo os dois lados; ou é publicidade ou é maldade”.
ÍCONE DA COMUNICAÇÃO
João Chamon Neto, secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, relembrou um pouco da sua trajetória na comunicação. “Tenho o maior prazer em vivenciar este momento. Quando fui informado pelo Ray Athiê sobre esta homenagem, confesso que fiquei surpreso. Eu sempre me intitulei como um comunicador, não como jornalista, apesar de trabalhar com publicidade e informação também. Isso me proporcionou uma meditação”.
O secretário salientou que teve, durante sua vida, dois momentos importantes na comunicação. Chamon rememorou que montou a Uirapuru Comunicação, com cerca de 50 caixas espalhadas nos principais pontos da cidade de Marabá, onde era realizada uma programação estilo de rádio AM, com transmissões de jogos, publicidade, jornalismo e informação. “Imaginamos uma rádio em Marabá, mas na realidade era uma rádio cipó, mas que ficou na história da cidade. Os mais velhos vão lembrar”.
Ele contou que a Uirapuru, posteriormente, se transformou num veículo de trabalho social através do programa Domingo Alegre.
Chamon Neto ainda também contou aos presentes que trabalhou como correspondente do jornal Província do Pará, em Marabá. Ele lembrou que uma das suas principais pautas foi no momento em que se descobriu a Serra Pelada, recebeu a autorização para fazer a primeira reportagem no local, que nem estrada tinha. “Contratei um fotógrafo e chegamos à Serra Pelada e fomos até a fazenda do seu Genésio. Ali, fizemos a primeira matéria sobre o garimpo de ouro para o mundo. Isso, pra mim, foi motivo de muito orgulho”.
SEM FAKE NEWS
Representando todos os parlamentares, Ilker Moraes relatou que o bom jornalismo e os bons profissionais devem que combater as fakenews (notícias falsas). De acordo com ele, hoje uma pessoa assiste a um vídeo de alguém falando algo e é difícil saber se é real ou verdadeiro. “A tecnologia também é usada para passar informação que não é verídica. As montagens, inteligência artificial, contribuem para o lado do bem, mas também para os maus profissionais”, alertou.
Para o vereador, é importante repassar a informação da forma como ela é. “A gente tem que ter bom senso e ética. Sabemos que existe um código de ética no jornalismo, e ele prevê isso, ouvir as partes e falar a verdade”.
LEGADO NO RÁDIO
Um dos cinco homenageados a utilizar a palavra, Nilson Santos agradeceu a homenagem à Casa de Leis por sua atuação no rádio, na TV e na redação de jornais, tendo trabalhado no Jornal O Liberal, Rádio Itacaiunas, depois no Correio do Tocantins, no Opinião, entre outros. “Já são 30 anos de Marabá, sempre militando no jornalismo. Me sinto marabaense nato, mesmo tendo nascido em Belém e passado a infância em Castanhal”.
SANGUE NOVO NO JORNALISMO
Vinícius Soares, de 21 anos de idade, é o mais jovem repórter a receber a comenda da Câmara Municipal e disse que se sentiu honrado com a homenagem. “É motivo de grande satisfação receber essa condecoração do Poder Legislativo. Os cumprimentos do dia a dia são, em verdade, os mais importantes para nós. Nasci em Parauapebas, mas me sinto marabaense, porque aqui sempre vivi”, disse.
O jovem repórter observou que a Imprensa tem o dever, sim, de informar de forma crítica para ajudar no debate social. Ele também fez avaliação de que a Inteligência Artificial é uma ótima ferramenta, mas não vai substituir, jamais, o profissional da comunicação.
A jornalista Aretha Fernandes agradeceu a homenagem e falou sobre a importância do jornalismo e jornalistas para levar informação com seriedade. “Agradeço ao vereador Alecio Stringari pelo convite e estou muito grata aos amigos que estão presentes aqui nesta manhã”.
Por fim, o presidente Alécio agradeceu o carinho e relevância que os profissionais de Imprensa têm com o Poder Legislativo. Ele também parabenizou os vereadores que escolheram profissionais capacitados e sérios para indicar à Comenda de Mérito Jornalístico.
Veja a relação dos profissionais homenageados este ano com a Comenda de Mérito Jornalístico:
Aretha Carla Silva Souza Fernandes
Dione Souza Freires
Evangelista Soares Torres Rocha
Gabriel José Colina Silva
Jeferson Lima Pinheiro
Jéssika Roberto Ribeiro dos Santos
João Chamon Neto
Josseli Carvalho de Araújo
Luan Silva James
Luzimar Ferreira Gomes
Marcos Fabrício Souza Silva
Nilson José Costa dos Santos
Silas Cabral de Sousa
Thays Araújo Chaves Pontes
Vinícius Leal Lira
Vinícius Vieira Soares