Correio de Carajás

Câmara de Parauapebas vai custear unidade móvel de atendimento a mulher

Na sessão solene que vai realizar nesta quarta-feira, 23, em celebração à Campanha Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) anunciará oficialmente o termo de compromisso assinado por todos os 15 vereadores pela aquisição e manutenção de uma unidade móvel para atendimento de saúde da mulher. O veículo vai percorrer os bairros da cidade, fazendo atendimento itinerante às mulheres.

A sessão solene está marcada para começar às 9 horas, no Auditório João Prudêncio de Brito. A iniciativa é do presidente da Câmara, vereador Luiz Castilho, por meio do Requerimento nº 11/2019, aprovado pelos demais vereadores.

A sessão solene terá a participação de um médico oncologista, que além vai ressaltar a importância do autoexame na prevenção ao câncer de mama e ensinar a prática. Ainda estão confirmadas as presenças de duas mulheres que venceram o câncer de mama. No hall de entrada do Auditório João Prudêncio de Brito, as mulheres presentes poderão realizar o autoexame com o auxílio de profissionais da saúde.

Leia mais:

Na sessão de hoje, terça-feira, 22, Luiz Castilho destacou o projeto da unidade móvel, que ele considera um marco na história do Legislativo de Parauapebas.  “É fundamental que o poder público contribua de modo ativo para que as mulheres possam de fato ter acesso a exames importantes no combate ao câncer não só de mama, mas também de colo de útero”, ressaltou.

Ele adiantou que a unidade será adquirida e mantida com recursos de emendas que serão destinadas pelos 15 vereadores. “Tudo será custeado com recurso destinado pelos vereadores, como o pagamento do pessoal que fará o atendimento de saúde e também o custeio dos exames”, frisou.

Ele disse que para fazer esse projeto, eles pesquisaram e descobriram que o câncer de colo de útero é que mais mata mulheres no País. Por isso, nessa unidade móvel vai ser realizado o exame de colo de útero, para fazer a prevenção da doença. “Obrigado a todos os vereadores que abraçaram a causa e irão proporcionar às mulheres condições mais fáceis de fazer seus exames preventivos contra o câncer e outras doenças”, finalizou Castilho. (Tina Santos)