A Caixa Econômica Federal começou a liberar a partir de hoje, sexta-feira (18), os saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para não correntistas do banco nascidos em janeiro. Trata-se do “Saque Imediato”, criado a partir da Medida Provisória 889, do governo federal.
Para falar sobre o assunto, o gerente regional da Caixa Econômica em Marabá, Rychard Fully, esteve na Redação do CORREIO. Ele explicou que o Saque Imediato prevê a retirada de até R$ 500 por conta ativa ou inativa.
Para dar conta do volume de atendimento que certamente será aumentado, o gerente explica que a Caixa vai ampliar o atendimento. “As agências abrem duas horas mais cedo e também vamos abrir no sábado de 9h ás 15h para atender o trabalhador”, explica.
Leia mais:Ainda segundo o bancário, os trabalhadores que têm direito a partir de hoje são os nascidos em janeiro e semanalmente o calendário vai progredindo até março de 2020. “Lembrando que os calendários são cumulativos. Então, por exemplo, aquele cliente que tem conta na Caixa, mas ainda não sacou, também faz jus ao saque”, explica.
O gerente ressalta que é importante o trabalhador verificar antecipadamente quanto ele tem para receber e qual o melhor canal para saque, que não precisa ser uma agência bancária, mas pode ser também uma casa lotérica.
Rychard Fully fez questão de deixar claro que o Saque Imediato não relação alguma com as outras modalidades de saque, como Saque Rescisão, Moradia ou saque por doenças graves e também o Saque Aniversário, que foi instituído pela mesma MP. Ou seja, quem fizer o Saque Imediato continuará tendo direito a sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa. (Chagas Filho)