Correio de Carajás

Pará gera mais empregos e Parauapebas supera Marabá em contratações

Pará gera mais empregos e Parauapebas supera Marabá em contratações

Pelo quinto mês consecutivo, o emprego formal no Estado do Pará voltou a apresentar crescimento. No último mês, setembro, no comparativo entre admitidos e desligados houve aumento de 0,52% na geração de empregos, conforme divulgou nesta sexta-feira, dia 18, o escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Foram feitas no estado 25.479 admissões contra 20.182 desligamentos, gerando saldo positivo de 5.297 postos de trabalhos. Os dados são oriundos das informações oficiais do Ministério da Economia, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Utilizando a mesma base de dados, o Correio de Carajás comparou os resultados dos dois maiores municípios do sudeste do Pará no mesmo mês e eles apontam que Parauapebas criou 62 postos a mais que Marabá, cidades distantes 170 quilômetros uma da outra.

Leia mais:

Em Parauapebas, ao todo, 2378 pessoas foram admitidas e 1.651 desligadas, criando 727 novos postos formais. Já Marabá admitiu 2.805 pessoas e desligou 1.140, gerando 665 novos postos. No primeiro município o setor que mais empregou foi o de Serviços, com 270 vagas preenchidas. Já no segundo, foi a Construção Civil, que praticamente puxou o resultado positivo, criando 527 novos postos de empregos formais.

Em todo o estado, os setores que mais contrataram foram Indústria de Transformação Serviços e Comércio. Na outra ponta, apenas a Administração Pública apresentou saldo negativo. Em relação à Região Norte, que em setembro gerou saldo positivo de 9.352 postos, o Pará foi o estado que teve o maior saldo positivo de contratações.

Do início de outubro para cá, foram gerados 12.555 postos paraenses de trabalho, com crescimento de 1,73%. Em Parauapebas, no mesmo período, foram gerados 5.466 postos e em Marabá outros 2.067. (Luciana Marschall)