Correio de Carajás

Brasil é o 2º país que fica mais tempo no celular ou em outros eletrônicos

Brasil é vice-líder mundial em dependência da tecnologia; especialistas alertam que o uso, quando em excesso, pode fazer mal à saúde.

Brasileiros usam aparelhos eletrônicos por mais de 9h por dia — Foto: Reprodução/Hora 1

Uma pesquisa internacional feita por um site de tecnologia mostrou que os brasileiros são praticamente recordistas em tempo conectado a telas de celulares ou outros eletrônicos. Por aqui, a população fica em média nove horas e meia por dia utilizando esses aparelhos.

O número assusta bastante, e só não é maior que o da África do Sul. Em 2022, Brasil ocupava o mesmo posto no mundo. Curiosamente, o Japão, país que é considerado dos mais avançados em tecnologia, vê a população utilizar celulares por 1/3 do tempo que os brasileiros utilizam.

Os motivos são muitos. Os jovens, por exemplo, começam o uso com os estudos e terminam por utilizar as redes sociais. Entre adultos, por sua vez, o trabalho costuma ser o principal motivo.

Leia mais:

A neuropsicóloga Joana Heim explicou que o uso das telas pode passar a ser problemático com o passar do tempo e o aumento das horas conectado.

“Entendo que pelo meu uso saudável eu estou conseguindo coordenar o meu comportamento durante o meu dia a dia sem prejuízo em nenhuma das ordens. No uso problemático existe ali uma dependência”, explicou.

(Fonte:G1)