Na próxima semana um evento esportivo promete movimentar as escolas da zona rural do município de Bom Jesus do Tocantins. Trata-se da 2ª edição dos Jogos Estudantis da Escola Juscelino Kubitschek (JEJK), localizada na Vila São Raimundo (Km 40), nos dias 30, 31 e 1º.
A competição reunirá 10 escolas, sendo sete delas indígenas, com turmas do ensino fundamental e médio, que competirão em cinco categorias esportivas: Atletismo, Futsal, Handebol, Queimada e Voleibol.
A abertura oficial acontecerá na próxima terça-feira, 29, no Estádio Rafael Tatagiba, às 19h, e contará com a presença do prefeito do município, Joãozinho Rocha, do secretário de Educação, Gilberto Vieira Pontes, e de todos os diretores das 10 escolas participantes. No total, a expectativa é que participem cerca de 800 pessoas da solenidade de abertura, que contará com apresentações dos alunos indígenas, da escola anfitriã, discursos das autoridades presentes e o acendimento da tocha.
Leia mais:Em entrevista ao Correio de Carajás, um dos organizadores da 2ª JEJK, Jamisson Lima, disse que o projeto foi desenvolvido para despertar nos jovens o interesse pelos esportes e uma integração entre as escolas. “Será um grande evento, pois esperamos que cerca de 400 pessoas passem pelo estádio durante os três dias da competição. Essa integração envolverá bastante o município, já que muitas escolas estarão participando”, comenta Lima. Participarão dos jogos estudantis as escolas municipais Raulino de Oliveira Pinto, Adão Alvino, Juscelino Kubitschek, a estadual Profa. Maria Sylvia dos Santos, e as indígenas Kojipkti, Katekapõnoti, Peptykre-Parkateje, Tataktikyikatejê, Meakre Koyakati e Jukapi e Krijõhere, que se uniram para competir nos jogos. As equipes serão divididas entre Sub-13 e Sub-17, sendo que as vencedoras, por modalidade esportiva, receberão troféus e medalhas. (Zeus Bandeira)