Rebeca Andrade é tricampeã no salto! A ginasta brasileira confirmou o favoritismo neste sábado (24) e, sob olhar da lenda e amiga Simone Biles, conquistou a medalha de ouro no Mundial de Ginástica, realizado em Roterdã, na Holanda.
A ginasta brasileira foi a sexta a saltar na decisão e conseguiu uma média de 14.466 após obter 14.400 no primeiro salto e 14.133 no segundo. Claire Pease, dos Estados Unidos, ficou na segunda posição após 14.366 e 13.700, ficando em 14.233. Skye Blakely, também dos EUA, fechou o pódio com 14.100, 13.833 e uma média de 14.166.
Com a conquista deste sábado, Rebeca Andrade chega a dez medalhas em Mundiais, sendo a terceira dourada no salto. Antes, ela havia subido ao lugar mais alto do pódio na Antuérpia, na Bélgica, em 2023, e Kitakyushu, no Japão, em 2021.
Leia mais:
Na fase qualificatória, Rebeca já havia conseguido a maior nota, com 14.400 no primeiro salto e 14.266 no segundo, fazendo um total de 14.533. A sul-coreana Yeo Seojeong, bronze em Tóquio, ficou com a segunda melhor nota, com um total de 14.483, enquanto Pease Claire fechou com a média de 14.283.
A norte-americana Simone Bailes, uma das maiores ginastas da história, esteve em Roterdã como convidada de honra. Ela não compete desde a participação na Olimpíada de Paris, em 2024.
Retorno triunfal após pausa
Rebeca Andrade anunciou em abril deste ano que estava retornando às competições após um período afastada. A atleta passou parte de 2025 se dedicando à saúde mental e ao convívio com a família.
Destaque do Brasil em Paris 2024, a atleta optou por uma pausa após o ciclo olímpico. A escolha reforça a posição da ginasta em defesa da importância do acompanhamento psicológico no esporte de alto rendimento.
Durante o afastamento, Rebeca Andrade aproveitou oportunidades raras na rotina de um atleta profissional, como viagens e experiências fora do ambiente competitivo.
Brasil segue no Mundial de Ginástica
A ginastica brasileira tem mais uma final para competir em Roterdã. Neste domingo (25), a partir das 10h (de Brasília), Flávia Saraiva disputa a decisão da trave.
(Fonte: CNN Brasil)
