Correio de Carajás

Bolsonaro visita obra da Ponte do Araguaia nesta terça-feira

O presidente da República, Jair Bolsonaro, estará em São Geraldo do Araguaia (PA), a 158 km de Marabá, na manhã desta terça-feira (22) para uma visita técnica às obras de construção da ponte sobre o Rio Araguaia. O Correio de Carajás apurou que ele estará acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho. Na outra margem do rio, em Xambioá (TO), acontecerá uma rápida solenidade, onde o presidente discursará sobre a importância da obra para a logística nacional.

O portal apurou que o avião presidencial vai pousar no Aeroporto de Araguaína e de lá até o local da vistoria, na BR-153, a comitiva vai de helicóptero. A Prefeitura de São Geraldo confirmou e convidou a população em geral para recepcionar Bolsonaro na Orla, do lado paraense, às 10h30.

Jair Bolsonaro visita a obra hoje no Pará e no Tocantins

A ponte é uma das principais obras de logística em andamento no Brasil, mas só ficará pronta em setembro, época em que o governo já não poderá realizar solenidades de inauguração, devido à legislação eleitoral, uma vez que Bolsonaro é pré-candidato a reeleição.

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À tarde, Jair Bolsonaro continuará no Estado do Tocantins para visita a obras do governo em Araguaína em Porto Nacional.

PONTE

A ponte tem 1.727 metros de extensão, lingando o Tocantins ao Pará. Hoje, mesmo com o incomodo da espera da travessia por balsa, é uma das principais rotas de entrada e saída do Estado do Pará.

A grande importância desta nova ponte está no fato de que encurta o acesso de toda a população do sudeste do Pará, inclusive Marabá, à Belém-Brasília (BR-010), eixo de ligação do Norte com o Centro-Sul do Brasil. De Xambioá, pela BR-153, até o encontro com a BR-010, em Wanderlândia, são 90 km, ou 120 km até a maior cidade daquela região, Araguaína (TO).

Segundo o Ministério da Infraestrutura o investimento na obra já está na casa do R$ 193 milhões, sob responsabilidade de um grupo de empreiteiras reunidas como Consórcio Xambioá. Já foram executados 73% das fundações e blocos, 66% dos pilares e travessias e 22% das vigas e lajes.

Palanque foi montado em Xambioá (TO) para a solenidade

BALSA

A avaliação dos motoristas de caminhão ouvidos pelo Correio de Carajás é de que entrar no Estado do Pará se tornará bem mais atraente e economicamente viável por esta nova ponte. Hoje essa viabilidade esbarra no tempo de espera e alto custo da travessia de balsa.

Uma carreta de 9 eixos carregada, por exemplo, paga R$ 225 ou R$ 326, se for à noite, para atravessar, sendo que ainda pode enfrentar fila, visto que cada viagem da balsa leva no máximo dois veículos de grande porte, junto com outros caminhões menores e carros de passeio.

“Isso é muito esperado, sim. Hoje escolhi vir por aqui, mas a gente pensa duas vezes. Quase sempre entro no Pará por Palestina (Araguatins, do lado tocantinense) mesmo. Mas isso aqui é um sonho pra todo mundo que trabalha com carga”, respondeu o caminhoneiro Edvar Menezes, que trazia carga de materiais de construção do Centro-Oeste.

A OBRA

O canteiro de obras do Consórcio Xambioá, grupo de empresas responsável pela construção, fica do lado tocantinense. São, no total, 702 estacas, 88 blocos e 44 pilares. Os primeiros metros de laje em concreto também já existem, a partir da margem direita do rio, ou seja, em Xambioá. (Da Redação)