Correio de Carajás

Bloco “Vai quem quer” não fará tradicional arrastão este ano em Marabá

A informação foi confirmada em uma coletiva de imprensa que tratou sobre a segurança da festa de Carnaval 2024

Representantes de diversos órgãos de segurança e fiscalização de Marabá estiveram presentes à coletiva/ Fotos: Evangelista Rocha

Um dos blocos carnavalescos mais tradicionais de Marabá, que está em atividade há 41 anos, o “Vai quem Quer”, não vai realizar seu tradicional arrastão este ano. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira, 1º, por Antonio Carlos Vasconcelos Saraiva, mais conhecido como “Tampinha”, membro da diretoria do bloco.

Mas, para atender aos pedidos dos foliões que acompanham o “Vai quem Quer” anualmente, “Tampinha” compartilhou com a reportagem do CORREIO que haverá uma brincadeira simbólica, para que a data não passe em branco.

“A princípio a ideia era que não se fizesse nada, mas fui convencido pelos foliões que a gente não deveria parar”, explica. Ele garante que no próximo ano o bloco retorna com toda a força.

Leia mais:

O Vai quem Quer costuma arrastar uma multidão de foliões na segunda-feira de Carnaval, quando sai da Folha 28 e percorre ruas do Núcleo Nova Marabá.

Este ano, a festa acontece entre os dias 10 e 13. Mas no próximo domingo, 4, ocorre uma prévia da festa de Carnaval na orla do Rio Tocantins.

SEGURANÇA

O Carnaval marabaense segue sendo realizado em um esquema descentralizado, ou seja, cada dia da festa oficial realizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), será em uma localidade diferente. Marabá Pioneira, Morada Nova, São Félix, Novo Horizonte e Nova Marabá foram os lugares escolhidos.

O policial militar coronel Nogueira, que atualmente é subcomandante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), de Marabá, esteve presente na coletiva de imprensa que aconteceu na manhã desta quinta-feira e que tratou sobre as medidas de segurança para os dias de Carnaval.

Coronel Nogueira, da PM, reforça que duas coisas serão proibidas esse ano: vasilhames de vidro e som automotivo

O efetivo da Polícia Militar (PM), destacado para garantir a proteção dos brincantes, será reforçado. No total, mais de 20 policiais devem ficar nos locais do evento, afirma a PM major Luciana, subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar.

O coronel reitera que o objetivo da PM é manter o padrão de calmaria dos últimos anos, em que não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade. O apoio será dado nos dias oficiais do evento.

Entre as proibições que serão impostas esse ano, e que visam a segurança do folião, ele cita a proibição de som automotivo e de uso de objetos de vidro, como garrafas, no ambiente da festa.

Outra atualização para este 2024 é a fiscalização dos carros estacionados no chamado “corredor da folia”, que será proibido. Caso sejam identificados veículos nessas condições, eles serão retirados.

A Polícia Civil contará com reforço em suas delegacias, para atender as demandas que forem levadas até lá.

CONSELHO TUTELAR E CORPO DE BOMBEIROS

Ednon Gomes Athiê Filho, conselheiro tutelar, explica que os dois Conselhos Tutelares estarão de plantão para atender qualquer tipo de situação durante os dias de folia.

“Vamos dar apoio durante esses dias, porque sabemos que em época de Carnaval as ocorrências aumentam, por isso estamos fazendo esse reforço, para que nenhuma criança ou adolescente tenha seus direitos violados”, destaca.

Por sua vez, o tenente Edivaldo, do Corpo de Bombeiros, frisa que a missão do 5º Grupamento Bombeiro Militar (5º GBM) é se unir aos demais órgãos de segurança para garantir o conforto dos brincantes ao longo dos dias.

Cerca de dez homens irão compor o efetivo do 5º GBM nos dias de eventos. Além disso, o grupamento se mobiliza para montar uma equipe itinerante, para acompanhar todos os trechos envolvidos.

“Para que as pessoas consigam se divertir sem acontecer nenhum transtorno”, pontua.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Patrícia Assis, da Vigilância Sanitária, reforça que todos os ambulantes que trabalharem nos dias de evento, devem estar devidamente regulamentados e portar uma carteirinha. Ela será a prova de que aquela pessoa passou por todos os procedimentos de orientação e segurança, para poder recebê-la.

Ela pede, ainda, para que a população apoie a Vigilância na fiscalização.

PROGRAMAÇÃO

A programação inicia com o pré-carnaval no domingo, dia 4 de fevereiro, na orla Encontro dos Rios. O momento contará com apresentação da Banda Carnavalesca de Marabá e do DJ Renison Vip.

No sábado, 10 de fevereiro, acontece a abertura oficial, na Marabá Pioneira, com concentração a partir das 19h, na Casa Bandeira, e saída com arrastão dos blocos carnavalescos até a Praça São Félix de Valois, sob comando do trio elétrico com Levino Show.

Neste dia as atrações serão: DJ Júnior Batidão, Banda Lynda Souza, Banda Negra Melodia, finalizando com a Banda Halley, vinda de Belém. A previsão de término é às 3h da manhã.

No domingo, dia 11, a programação continua na Marabá Pioneira, com arrastão dos blocos da Liga Carnavalesca percorrendo o mesmo trajeto, mas a partir das 18h. O trio elétrico será comandado por Simone Moraes. Encerramento às 00h.

Também no domingo, é a vez do Residencial Jardim do Éden, em Morada Nova. A festa acontece ao lado do Mercado Municipal. As apresentações iniciam às 20h, com DJ Raiack, seguido da Banda Carnavalesca de Marabá, às 21h, Bilú Oliveira, às 23h, e Léo Nicácio, a partir de 1h da manhã.

O núcleo São Félix recebe a programação de carnaval na Praça dos Sonhos, no São Félix II, na segunda-feira, dia 12. Quem inicia as apresentações é o DJ Dudu, a partir das 20h. A programação segue com Banda GD 20, KBÇA Vok e Faby, a Chefa.

Na terça-feira, 13, é a vez do núcleo Cidade Nova com o arrastão do bloco Gaiola das Loucas. A programação será na Praça do Novo Horizonte. A concentração será a partir das 14h na Avenida Tocantins, seguindo até a praça.

As apresentações iniciam às 17h com os DJ’s Hi-Fi e Ronny Boy. Às 18h é a vez de Tom Baiano e segue com Ruanna Ly. A finalização será com a Banda Cafuné, diretamente de Salvador, Bahia.

No último dia de programação, será a vez do núcleo Nova Marabá, que terá o arrastão do bloco Jegue Elétrico. A concentração será na Rua C, no KM 7, a partir das 14h, seguindo pelas ruas do bairro até as proximidades do campo ao lado da Praça da Juventude. (Luciana Araújo)