Correio de Carajás

“Black Friday da Copa” tem TV como vedete em Marabá

Com movimento morno, promoção é estendida no final de semana em Marabá

Não deu outra, o produto mais procurado foram as televisões / Fotos: Evangelista Rocha

A popular Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos clientes e lojistas. Neste dia 25, a Reportagem do CORREIO DE CARAJÁS visitou dois grandes centros de compras de Marabá: a Marabá Pioneira e o Partage Shopping Marabá (Folha 30, Nova Marabá). As promoções se estendem por todo o final de semana e a expectativa de maior movimentação de clientes é grande.

Nos dois primeiros anos de covid-19, devido às restrições sanitárias, as longas e características filas da Black Friday eram desencorajadoras. Agora, momento em que as limitações foram retiradas, a expectativa era de lojas lotadas de clientes. Previsão que não se cumpriu totalmente.

Apesar das promoções, o fluxo de clientes foi tímido ao longo da sexta-feira

No bairro pioneiro, próximo ao meio dia, uma grande movimentação de veículos marcou as duas vias da Avenida Antônio Maia. Nas lojas espalhadas por lá, o movimento de clientes era fraco, mas constante. Quem observava da calçada podia contar cinco, seis, sete clientes dentro de cada estabelecimento, em alguns pontos das ruas haviam mais pessoas do lado de fora do que de dentro. Entre os lojistas, uma declaração se repetiu: “A expectativa é de vender mais”.

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No maior shopping de Marabá, o Partage, a movimentação ainda era tímida no início da tarde de sexta. De acordo com informações da administração, até as 15h já haviam passado por ali em torno de 7 mil pessoas, um movimento 30% maior do que o do ano passado.

Entre os itens mais procurados pelos clientes, um teve grande destaque. Caixas e caixas de televisões rechearam o show room de diversos estabelecimentos, nos mais variados preços, tamanhos e configurações.

Boa parte das lojas organizaram um período diferenciado para a sexta-feira, estendendo seu horário de funcionamento para além do habitual. Assim como as promoções, em alguns lugares foi realizada uma espécie de “esquenta” da Black Friday e em outra, os descontos devem durar todo o final de semana.

A Reportagem conversou com gerentes e clientes, para saber mais detalhes sobre o grande dia de promoções. Confira os depoimentos:

“O fluxo não está tão bom quanto no ano passado, a gente sabe disso, por causa da economia. Algumas coisas precisam melhorar para as classes D e C, que são os clientes que compram muito nessa época. A expectativa é que o público aumente”, diz José Ribeiro Sousa Silva, gerente da loja Mateus Eletro.

José Ribeiro Sousa Silva

Everson Cardotte Filho, superintendente Partage Shopping, avaliou o crescimento de público: “Nós temos uma projeção de crescimento de vendas de mais ou menos 15 a 20% e o nosso fluxo acompanha esse percentual”. Pensando na Black Friday, Partage abriu as portas duas horas mais cedo, às 8 da manhã, um pedido feito pelos clientes, para que pudessem aproveitar todas as promoções.

Everson Cardotte Filho

“Há alguns meses a gente vem superando o fluxo do mesmo período de 2021. Por sua vez, 2022 teve uma recuperação bem interessante e quando a gente faz esse balanço, estimamos que no acumulado temos 30% de crescimento de fluxo, em relação ao mesmo período do ano passado”, finaliza o superintendente.

Ziomar Oliveira Conceição, gerente da Moda Show, está confiante: “Esperamos uma venda avassaladora, vai dar tudo certo”.

Ziomar Oliveira Conceição

“Esperamos um grande público, estamos com grandes promoções na loja. O horário vai depender da procura. As promoções também vão depender da procura do cliente”, pondera Marcolina Leal, gerente da varejista Mais Modas.

Marcolina Leal

O cliente Jackson Souza da Silva, motorista, teve sucesso em sua missão: “Meu objetivo (de compra na Black Friday) era uma televisão de 85 polegadas, mas Deus só me permitiu comprar essa, de 65 polegadas. Foi a vista, pra não ficar devendo”. Ele detalha que se preparou o ano todo para a Black e pesquisou bastante antes de realizar a compra, escolhendo a loja com as melhores condições de pagamento.

“Até agora o movimento tá top (sic), nosso diferencial é a forma de pagamento”, avalia André Luque, gerente das Casas Bahia. De acordo com ele, foi garantido ao consumidor que todas as promoções realizadas na semana antes da Black Friday, continuaram sendo praticadas na sexta-feira.

André Luque

“O movimento está começando agora, estamos aguardando o pessoal para aproveitar os descontos da loja”, declara Maíra Braga Costa, gerente da Chilli Beans. Ela explica que clientes aproveitaram a oportunidade para realizar compras para as celebrações de amigo secreto e natal.

Maíra Braga Costa

Erinaldo Alves Ribeiro, servidor público, gostou das promoções que viu: “Os preços estão bons e eu gostei muito, principalmente das TVs e eletrodomésticos”.

Erinaldo Alves Ribeiro

“O dia está muito positivo, as lojas da região estão com um fluxo grande desde o início do dia”, comenta Daniela Misael da Silva, gerente regional de vendas do Magazine Luiza. Entre os produtos mais procurados na loja, tem destaque as televisões e os aparelhos celulares. “É a primeira Black Friday pós pandemia, é claro que a gente ainda vive uns respingos, mas é a primeira Black pós, sem o uso de máscaras, então está atendendo as expectativas”, finaliza.

Daniela Misael da Silva

(Luciana Araújo)