Correio de Carajás

Bispo, padres e diáconos percorrem hospitais de Marabá pedindo proteção às vítimas da covid-19

Uma manhã de bênção. Foi o que os religiosos da Diocese de Marabá promoveram nesta sexta-feira (18) na porta de todos os hospitais de Marabá, liderados pelo bispo dom Vital Corbellini. Em cada um desses locais, preces pelo fim da pandemia de covid-19, recuperação dos enfermos e proteção aos profissionais de saúde que estão na linha de frente. O grupo passou pelo Hospital Materno-Infantil, Santa Teresinha, Unimed, Hospital Municipal e Regional.

Em entrevista para o CORREIO, dom Vital Corbellini disse que foram rezar pelo fim da pandemia em frente aos hospitais de nossa cidade e pedindo força e coragem para o pessoal da saúde e para recuperação dos enfermos da cidade. Citou mensagem do papa Francisco, convidando os fiéis de todos os países para que nos momentos mais difíceis, como essa nova onda da pandemia, invoquem São José para interceder e proteger todos os enfermos.

Os religiosos na porta do Hospital Regional, uma das paradas da peregrinação

“Homem justo, sábio e que durante toda sua vida amou o senhor, sempre buscando, nos momentos bons e ruim, as orientações de Deus, esse foi São José. Que ele possa proteger todos os acamados, familiares e os profissionais de saúde”, declarou o religioso.

Leia mais:

No Hospital Regional do Sudeste do Pará, as preces foram realizadas no espaço externo e reuniu colaboradores, usuários e familiares, que participaram do momento de oração. A celebração seguiu todas as recomendações e medidas de prevenção à covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social.

Flavia Fernandes, analista de humanização da unidade, destaca que a iniciativa é uma das ações da Pastoral da Saúde, que busca promover momentos de celebração da vida, com foco na fé e esperança, além de acompanhar os familiares dos doentes, ajudando-os nos momentos difíceis e transmitindo-lhes a palavra de esperança e conforto.

“Por meio da Pastoral da Saúde, promovemos várias ações que vêm contribuindo para elevação da autoestima e recuperação dos nossos pacientes. Mesmo com a pandemia, o trabalho religioso não para, sempre seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança do paciente”, ressaltou Flávia.

Uma prece pelos enfermos, na calçada do Hospital Municipal

ATENDIMENTO RELIGIOSO

Visando a manutenção do atendimento espiritual aos pacientes no período de pandemia, a Pró-Saúde, gestora do Regional, criou um e-book, com informações e orientações importantes sobre como realizar, com segurança, as ações religiosas em unidades de saúde.

A instituição também disponibilizou um vídeo, elaborado pela sua Diretoria Médica, com um passo a passo, para garantir a integridade de todos os envolvidos, incluindo aqueles que têm como missão alimentar a alma dos enfermos neste momento tão difícil.

O HRSP é referência para 22 municípios no tratamento de casos graves da Covid-19. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciada pela Pró-Saúde desde 2006, e presta atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde). (Henrique Garcia, com Ascom HRSP)