Correio de Carajás

Biometria: Ônibus itinerante faz cadastramento em Marabá; confira as datas

O Tribunal Regional Eleitoral encerra hoje, segunda-feira (11), às 16 horas, a ação de biometria itinerante que começou no sábado (9), na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira. A partir de amanhã, terça-feira, o ônibus e a equipe estarão no Ginásio Erlon Carlos da Silva, em Morada Nova.

Cesarina Menezes, chefe do Cartório Eleitoral em Soure e coordenadora da ação itinerante em Marabá, afirma que o ônibus foi trazido à cidade em função do volume muito grande de eleitores que ainda não compareceu ao Cartório Eleitoral de Marabá para realizar o recadastramento biométrico obrigatório. O prazo final é 31 de maio.

“É importante que se faça o cadastramento porque a partir de 31 de maio, quando se encerra o prazo, os títulos não cadastrados serão cancelados e o eleitor poderá ter problemas. Quem recebe benefícios, por exemplo, podem ter cancelados, pode prejudicar a emissão de alguns documentos também”, explica Cesarina.  

Leia mais:

Conforme ela, antes de iniciada a ação, apenas na Marabá Pioneira faltavam 6 mil eleitores serem cadastrados. Em toda a cidade, 80 mil pessoas já haviam feito o procedimento, mas ainda faltavam 76 mil realizá-lo. Diariamente, a ação está distribuindo 500 senhas de atendimento e basta apresentar um documento oficial com foto.

Ela observa que o eleitor de Marabá está interessado em atualizar o título, mas até então muitas pessoas tinham dificuldade de procurar o serviço. “Constatamos que para muitos é a dificuldade da distância, às vezes o eleitor não tem condições de pegar o transporte, ou mesmo tempo durante a semana”.

Este, por exemplo, foi o caso do casal Delaine Orlando e Dionísio Oliveira, que procuraram a ação itinerante no sábado. “A gente soube que ia ter atendimento pelas redes sociais e pela imprensa, também passaram com carro de som no bairro. Não fiz antes por questão de horários, estava trabalhando e só agora consegui conciliar e tive condição de vir para o compromisso”, afirma Delaine, ressaltando a importância de estar atualizada.

“É importante exercer meu papel como cidadã, não posso questionar que os políticos estejam agindo de maneira errada se eu mesma não exercer meu papel votando naquilo que acredito, se não der certo pelo menos não foi por falta de tentar, a minha parte eu tenho que fazer”, acrescenta.

Geovane Alves de Sousa chegou ao local às 8h30 e já encontrou quase 100 pessoas na fila. “Vou fazer porque se cancelar esse título vai ser a maior burocracia pra eu resolver depois. É muito importante votar para escolher os candidatos que vão melhorar a cidade e governar o país”, comenta.

Sebastiana Matos Soares só soube da ação quando ela já estava ocorrendo e correu para o local. “Meu pai faz caminhada, passou e me avisou porque eu não sabia. Cheguei já 9 horas e tinha bastante gente, mas consegui pegar minha senha e estou aguardando. É importante podermos escolher os governantes e tem a questão dos direitos ligados ao título, benefícios, concurso público e afins”, diz.

AGENDA

Entre amanhã, dia 12, e o próximo domingo, dia 17, o atendimento será no Ginásio Erlon Carlos da Silva, em Morada Nova. Dentre os dias 18 e 23 a ação ocorre na Escola Juan Pablo, para comunidades das vilas Canaã, Monte Sinai e Projeto de Assentamento Escada Alta, na zona rural de Marabá.

No dia 24, o atendimento volta ao centro urbano e ocorre na Feira da Folha 28, na Nova Marabá. Entre os dias 25 e 27 será realizado na Igreja Católica São José Operário, no Bairro Quilômetro Sete, e, por fim, entre os dias 28 e 31 na Escola Irmã Theodora, no Bairro Liberdade, Núcleo Cidade Nova. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho)