Correio de Carajás

Bezerra com duas cabeças nasce em fazenda no Pará

O nascimento do animal intrigou a proprietária da fazenda e moradores do município de Senador José Porfírio

O bicho morreu logo após o parto, na fazenda/ Imagem: Reprodução/Redes sociais

Uma bezerra nasceu com duas cabeças e dois rabos em Senador José Porfírio, município localizado no sudoeste do Pará. O nascimento do animal intrigou a proprietária da fazenda e moradores da região. O bicho morreu logo após o parto, entretanto, apesar das complicações, a vaca conseguiu sobreviver e se recuperar bem. Com informações do site Confirma Notícia.

“Eu recebi uma ligação do meu vaqueiro, onde ele me passou essa história inusitada. Ele encontrou essa vaca separada das demais do pasto e levou para o curral para monitorá-la. A vaca não conseguiu parir o animal, apenas a pata do bezerro estava para fora, aí ele puxou e viu duas cabeças. Até pensou que eram gêmeos, mas, quando veio, foi a surpresa”, disse a proprietária da fazenda.

Segundo a médica veterinária Amanda Maciel, o que ocorreu na fazendo foi um caso conhecido como dicefalia. “É uma má formação que acontece ainda na formação do embrião. Nesse caso, provavelmente ia ser um embrião de dois machos ou fêmeas ou unissex, e aí ela teve uma má formação na divisão, causando o aparecimento de duas cabeças em um corpo só”, explicou.

Leia mais:

A profissional esclarece ainda que é mais comum esse tipo de nascimento em propriedades que trabalham com inseminação artificial. Os veterinários atendem os casos de emergência. “Ela pode ter dificuldade na hora do parto. Aí o proprietário vai perceber e informar a gente [veterinário] do acontecido e geralmente é feita uma cesariana”.

Os especialistas afirmam que os bezerros com duas cabeças quando não nascem sem vida, não costumam sobreviver por muito tempo. No Brasil existem alguns relatos de animais nessa condição que ficaram por mais de 16 horas vivos. A gestação gemelar de bovinos também é considerada rara.

A região do Xingu já registrou outras curiosidades envolvendo o tema, como o da vaca Sardinha na Gleba Assurini que pariu por três vezes bezerros gêmeos, totalizando 6 crias. Nesse recente, em que a vaca pariu a bezerra com duas cabeças, o caso chamou a atenção de outros pecuaristas, mas principalmente do vaqueiro.

“Ele levou um choque. Ficou muito assustado porque foi o primeiro caso que ele presenciou. Era uma vaca com a sua primeira cria, a gente não trabalha com inseminação, ele fez o parto da vaca sozinho”, finalizou. (Com informações da TV Liberal)