Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), em conjunto com a Diretoria da Festa de Nazaré divulgaram nesta segunda-feira (29), os números do Círio 2019.
Segundo o órgão, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 131 quilômetros, entre terra e água atraindo milhares de devotos para os festejos da Padroeira dos Paraenses, em um tempo estimado de 36 horas de procissões.
O Círio deste ano foi um dos mais bem organizados dos últimos anos e apesar da economia ainda estar recuperando após a crise que tomou conta do país, a festividade nazarena rendeu bons lucros para o estado, onde cerca de 60 mil pessoas trabalharam no mercado informal durante as festividades.
Leia mais:Ainda sobre a economia, o efeito Círio gerou um impacto de aproximadamente R$ 1 bilhão, porém alguns itens como alimentação e hospedagem tiveram um aumento significativo, em relação ao mesmo período de 2017.
Outro destaque foi o número de ocorrências feitas pela Cruz Vermelha. Somente no Círio, as ocorrências foram de 1.008 contra 642 do ano passado.
Para 2019, o Círio já tem seu tema definido e o trabalho já começa a partir de janeiro do ano que vem.
(DOL)