Correio de Carajás

Mais de 35 mil fiéis participam do Círio de Nazaré em Parauapebas

Romeiros acompanham o Círio de Nazaré em Parauapebas / Foto: Ronaldo Modesto
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A 14ª Edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas reuniu mais de 35 mil romeiros, segundo a organização da festa. No ano passado, segundo cálculos da Polícia Militar, foram cerca de 35 fiéis que participaram da procissão.

A mudança de horário, de manhã para a noite, segundo padre Hudson, um dos organizadores do evento, também agradou aos devotos de Maria e a direção do círio vai se reunir, para discutir a possibilidade desse horário ser mantido nas próximas edições.

Este ano, devido à eleição de segundo turno, que aconteceu domingo, 28, a direção do círio adiantou para sábado, 27, a romaria e mudou o horário para a noite, para que os fiéis que trabalham pela manhã pudessem participar da homenagem à Padroeira dos paraenses.

Leia mais:

A procissão saiu às 18 horas da Igreja de São Francisco, no Bairro Rio Verde, para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Parque dos Carajás. O círio deste ano fez uma homenagem aos 30 anos da cidade de Parauapebas, que foi retratada em detalhes no manto de Maria.

O tema do Círio foi “Ano do Laicato Nacional: Com Maria, somos todos sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”; e lema foi “Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14)”. De acordo com o padre Hudson, a romaria foi tranquila, com poucas ocorrências de pessoas que tiveram algum problema de saúde devido ao cansaço ou calor.

O clima noturno, para o padre, contribuiu para redução dessas ocorrências e, por isso, será avaliada a possibilidade do horário ser mantido. Também segundo ele, não ouve qualquer ocorrência de assalto ou outra violência contra os fiéis.

“Foi uma romaria tranquila, com os fiéis seguindo a Mãe de Jesus, na devoção de amor e paz”, frisa o padre.  O trajeto da romaria foi o mesmo do ano passado. Saindo da Igreja São Francisco, pegando as ruas JK, Sol Poente, Santa Maria, Perimetral Sul e Rio Grande. Depois seguiu pela Avenida F e Rua Yecuana, até a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, onde aconteceu a missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Vital Corbelline.

Dom Vital Coberlline destacou que o Círio de Nazaré deste ano está abordando a importância de trabalhar pela justiça social, para reduzir a desigualdade ainda tão grande no Brasil e no mundo. “Nós agradecemos aos irmãos e irmãs que estão nessa luta no mundo todo”, frisou o bispo. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

Mais

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

Pará recebe mais uma remessa de doses de vacinas contra Covid-19

O Pará recebeu, na tarde desta quinta-feira (6), a décima oitava remessa de vacinas contra a Covid-19. Foram enviadas pelo…
Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

Marabá sedia encontro de promoção da igualdade racial

O município de Marabá sediou na tarde desta quarta-feira, 5, um encontro entre a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção…
OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

OMC faz apelo por negociações sobre patentes de vacinas da covid-19

A chefe da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, elogiou hoje (6) o posicionamento dos Estados Unidos a favor…
Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

Ministério da Saúde libera 284 leitos de suporte ventilatório pulmonar

O Ministério da Saúde autorizou hoje (6) mais 284 leitos com suporte ventilatório pulmonar para tratamento de pacientes com quadro…
Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Colonos bloqueiam garagem da Secretaria de Obras de Parauapebas

Uma manifestação promovida por colonos da Serra do Cedro, vilarejo localizado a 30 quilômetros de Parauapebas, bloqueou a garagem da…
Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

Pará registra 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes

O Pará registrou nesta quarta-feira (5) um total de 480.129 casos de Covid-19 e 13.391 mortes. De acordo com o…