Correio de Carajás

Mais de 35 mil fiéis participam do Círio de Nazaré em Parauapebas

Romeiros acompanham o Círio de Nazaré em Parauapebas / Foto: Ronaldo Modesto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A 14ª Edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas reuniu mais de 35 mil romeiros, segundo a organização da festa. No ano passado, segundo cálculos da Polícia Militar, foram cerca de 35 fiéis que participaram da procissão.

A mudança de horário, de manhã para a noite, segundo padre Hudson, um dos organizadores do evento, também agradou aos devotos de Maria e a direção do círio vai se reunir, para discutir a possibilidade desse horário ser mantido nas próximas edições.

Este ano, devido à eleição de segundo turno, que aconteceu domingo, 28, a direção do círio adiantou para sábado, 27, a romaria e mudou o horário para a noite, para que os fiéis que trabalham pela manhã pudessem participar da homenagem à Padroeira dos paraenses.

Leia mais:

A procissão saiu às 18 horas da Igreja de São Francisco, no Bairro Rio Verde, para a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no Bairro Parque dos Carajás. O círio deste ano fez uma homenagem aos 30 anos da cidade de Parauapebas, que foi retratada em detalhes no manto de Maria.

O tema do Círio foi “Ano do Laicato Nacional: Com Maria, somos todos sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino”; e lema foi “Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14)”. De acordo com o padre Hudson, a romaria foi tranquila, com poucas ocorrências de pessoas que tiveram algum problema de saúde devido ao cansaço ou calor.

O clima noturno, para o padre, contribuiu para redução dessas ocorrências e, por isso, será avaliada a possibilidade do horário ser mantido. Também segundo ele, não ouve qualquer ocorrência de assalto ou outra violência contra os fiéis.

“Foi uma romaria tranquila, com os fiéis seguindo a Mãe de Jesus, na devoção de amor e paz”, frisa o padre.  O trajeto da romaria foi o mesmo do ano passado. Saindo da Igreja São Francisco, pegando as ruas JK, Sol Poente, Santa Maria, Perimetral Sul e Rio Grande. Depois seguiu pela Avenida F e Rua Yecuana, até a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, onde aconteceu a missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Vital Corbelline.

Dom Vital Coberlline destacou que o Círio de Nazaré deste ano está abordando a importância de trabalhar pela justiça social, para reduzir a desigualdade ainda tão grande no Brasil e no mundo. “Nós agradecemos aos irmãos e irmãs que estão nessa luta no mundo todo”, frisou o bispo. (Tina Santos – com informações de Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

Instituto Cultural Vale: últimos dias de inscrições no Edital Apoia

As inscrições de projetos no Edital Apoia vão até a próxima sexta-feira, 24. A seleção realizada pelo Instituto Cultural Vale…
Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

Brasileiros são os que mais valorizam vacinação, mostra estudo

O Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas…
AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

AQNO: CTA ganha embaixador informal, que fala abertamente sobre “posithividade”

Chegar até aqui e falar abertamente sobre o HIV não foi um caminho fácil. As dificuldades, o medo, a insegurança,…
Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Butantan começa a negociar doses da CoronaVac com cinco estados

Após cumprir dois contratos que previam a entrega de 100 milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, o…
Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Sefa apreende 20 mil litros de diesel e 12 mil garrafas de cerveja

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

Fiocruz recebe lote de IFA para produção de vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). O lote chegou ao Aeroporto Internacional…