Correio de Carajás

Barcelona contrai dívida astronômica

Difícil imaginar que uma equipe do tamanho do Barcelona e, principalmente com o seu poderio financeiro esteja numa crise tão séria, grave ao ponto de ultrapassar as quatro linhas, considerando a temporada desastrosa e sem títulos, o que fez com que o Barça tivesse uma queda drástica nas casas de apostas, como a bodognet, até refletir na sua parte administrativa.

Pois é, um clube que tem um poder de arrecadação gigantesco e patrocínios multimilionários, hoje passa por dificuldades em manter as contas em dia, ao ponto de já alcançar o valor de 323 milhões de euros, de acordo com relatório financeiro divulgado. As dívidas inclui clubes aqui do Brasil, como os casos de Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG, através de negociação de jogadores nas últimas temporadas.

O caso mais complicado é uma dívida de 126 milhões de euros que precisa urgentemente ser quitada a curto prazo. Enquanto os outros 197 milhões são débitos que podem ser resolvidos a longo prazo. Inclusive, o Barça ainda tem valores referentes a transação de Phillippe Coutinho, comprado junto ao Liverpool, a serem quitados.

Leia mais:

Coutinho foi contratado em 2018 e a curto prazo é a transação responsável por gerar o maior débito a curto prazo da equipe. O Barcelona ainda precisa pagar cerca de 29 milhões de euros para pôr fim a dívida. Conforme o relatório anteriormente mencionado ainda existem os débitos com os times brasileiros: Matheus Fernandes, contratado junto ao Palmeiras; Arthur, contratação badalado junto são Grêmio e Emerson contratado pelo clube catalão junto ao Atlético Mineiro.

O caso de Matheus Fernandes é uma contratação muito peculiar e difícil de explicar aos torcedores, vez que o jogador, de 22 anos, disputou apenas uma partida pelo clube. O que gerou uma enorme repercussão entre os tabloides especializados em futebol.

Em relação ao volante Arthur, ex-grêmio, não seguiu o mesmo caminho, pois o Barça envolveu o jogador na transação junto ao Juventus, da Itália, para a contratação do jogador Bosnio Pjanic. Porém, ainda assim existem valores a serem quitados nessa transação. O mesmo acontece com o volante holandês De Jong, que se transferiu do Ajax para o time catalão.

Até que ponto isso é prejudicial?

Pois bem, os altos valores das dívidas refletem principalmente nas possibilidades do clube em realizar novas transferências nas próximas janelas. Os último jogadores que foram contratados foram o lateral Dest, ex Ajax e o ex Braga, Trincão.