Correio de Carajás

Bandidos largam explosivos para trás

Dois bancos ficaram com as estruturas completamente destruídas pelas explosões/ Fotos: Polícia Militar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Está previsto para ocorrer nos próximos dias a detonação de explosivos deixados para trás em decorrência de um assalto que aterrorizou os moradores de Canaã dos Carajás, a 164 quilômetros de Marabá, na madrugada de ontem, segunda-feira (3).

O Esquadrão Antibomba da Polícia Militar sairá de Belém para o interior após uma quadrilha de aproximadamente 10 assaltantes atacar duas agências bancárias, na modalidade conhecida como Novo Cangaço, e irá detonar os explosivos.

Em meio à madrugada, os bandidos aquartelaram os policiais militares que trabalhavam em Canaã dos Carajás e renderam também policiais civis da cidade antes de iniciarem o ataque aos bancos.

Leia mais:
Dentro do quartel também ficaram aso marcas de bala

De acordo com o capitão Eder, que responde interinamente pelo comando do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), de Parauapebas, ao qual é subordinado o 17º BPM, de Canaã dos Carajás, a quadrilha esperou os policiais que estavam em ronda pela cidade entrarem no quartel para segurá-los na unidade.

O capitão acrescentou que o grupo de criminosos atravessou um carro na entrada do batalhão e ateou fogo ao veículo, o que dificultou a saída de policiais. Os que estavam na unidade iniciaram intensa troca de tiros com os assaltantes, que durou entre 45 e 50 minutos. Enquanto isso, outro grupo agia, explodindo caixas eletrônicos e as dependências do Banco do Brasil e da cooperativa Sicredi.

A quadrilha utilizou dinamites para estourar os cofres dos estabelecimentos. Com armas de grosso calibre, 7.62 e 5.56, eles tomaram também alguns civis como reféns. Além do veículo queimado em frente ao quartel, outro teve o mesmo destino na entrada da Vicinal Xinguarinha, localizada entre Xinguara e Água Azul do Norte, para dificultar a perseguição durante a fuga.

O muro do quartel do 17º BPM ficou crivado de balas

Até o momento não foi confirmada a quantia levada pelos criminosos e, ainda conforme o oficial, o muro na frente do batalhão está crivado de balas de grosso calibre, a maioria de fuzil. Da mesma forma, as dependências das agências bancárias ficaram completamente destruídas pelas explosões.

Mesmo aquartelados e sob saraivada de tiros, os policiais conseguiram entrar em contato com o 23º BPM e pedir reforço. Quando o bando observou que a cidade começou a receber mais policiais, suspendeu a ação e fugiu, deixando para trás um rastro de destruição e material explosivo que não chegou a ser detonado. (Tina Santos e Luciana Marschall com informações de Ronaldo Modesto)

SAIBA MAIS

Até a tarde de ontem, segunda-feira, nenhum bandido havia sido preso. Segundo o capitão Éder, investigações e buscas seguem sendo feitas para tentar descobrir a rota de fuga dos criminosos e identificar a origem dos bandidos.

PM retoma buscas em toda a região sudeste

Em nota enviada à Redação, a assessoria de comunicação da Polícia Militar informou que membros do Grupo Tático Operacional (GTO) e do policiamento ordinário da cidade de Parauapebas, além de integrantes da 1ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME), com atuação em Eldorado dos Carajás, reforçaram as buscas em áreas da região sudeste, na tentativa de localizar os assaltantes que invadiram as agências do Banco do Brasil e da cooperativa financeira Sicred.

Os militares de Parauapebas e da cidade de Eldorado se juntaram ao policiamento de Canaã e aos militares da ROTAM que atuam no Repressão e Prevenção de Roubo a Bancos (Repreban) daquele município.

 

 

Comentários

Mais

Menor foi morto por colega de cela com lâmina de barbear

Menor foi morto por colega de cela com lâmina de barbear

Está identificado como Eduardo Ferreira Lima, de apenas 14 anos de idade, o adolescente assassinado dentro do Centro de Internação…
Adolescente é assassinado dentro do CIAM

Adolescente é assassinado dentro do CIAM

Neste momento equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Civil estão nas instalações do Centro de Internação do…
Maria da Penha: agressor é preso na Vila Paulo Fonteles

Maria da Penha: agressor é preso na Vila Paulo Fonteles

A Polícia Militar prendeu Lucivaldo Pereira Chaves, suspeito de violência doméstica na vila Paulo Fonteles, zona rural de Parauapebas. O…
Preso chefe de organização criminosa em Parauapebas

Preso chefe de organização criminosa em Parauapebas

Foi preso na madrugada desta quarta-feira (23) Aldson Lima, de 36 anos. Ele é acusado de roubo, associação criminosa e…
Cadáver é encontrado às margens de rio em chácara de Anapu

Cadáver é encontrado às margens de rio em chácara de Anapu

A Polícia Militar do município de Anapu encontrou um cadáver em avançado estado de putrefação. O achado macabro estava às…
Roubo de carga de cigarro gera troca de tiros e um é assassinado

Roubo de carga de cigarro gera troca de tiros e um é assassinado

Nesta quarta-feira (22), um roubo de carga de cigarros gerou perseguição policial e troca de tiros em estrada da zona…