Correio de Carajás

Avião russo com prisioneiros de guerra da Ucrânia cai perto de fronteira

Aeronave levava 74 passageiros, entre eles 65 prisioneiros ucranianos que, segundo Moscou, seriam trocados por russos presos na Ucrânia. Deputados russos afirmaram que mísseis derrubaram aeronave.

Avião que levava prisioneiros ucranianos cai na Rússia; 74 morrem. — Foto: Reprodução/Reuters

Um avião de transporte militar russo Ilyushin Il-76 caiu perto da fronteira ucraniana nesta quarta-feira e a agência estatal de notícias RIA citou o ministério da defesa dizendo que a aeronave carregava prisioneiros de guerra ucranianos que seriam trocados.

A RIA citou o Ministério da Defesa dizendo que o avião transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos, ao lado de seis tripulantes e três outras pessoas, quando caiu. Não houve informação imediata sobre a causa.

A Reuters não pôde verificar imediatamente os detalhes de quem estava a bordo.

Leia mais:

Vídeo postado no aplicativo de mensagens Telegram pelo Baza, um canal ligado aos serviços de segurança russos, mostrou uma grande aeronave caindo em direção ao solo e explodindo em uma bola de fogo.

Avião de transporte militar russo Ilyushin Il-76 caiu perto da fronteira ucraniana / Reuters
Avião de transporte militar russo Ilyushin Il-76 caiu perto da fronteira ucraniana / Reuters

O Il-76 é um avião de transporte militar projetado para transportar tropas, cargas, equipamentos militares e armas. Tem uma tripulação normal de cinco pessoas, e pode levar até 90 passageiros.

O governador local Vyacheslav Gladkov disse que um “incidente” não especificado ocorreu no distrito de Korochansky, nordeste da cidade de Belgorod, e que ele ia inspecionar o local. Ele disse que os investigadores e trabalhadores de emergência já estavam no local.

O Kremlin disse em resposta à pergunta de um repórter que estava analisando a situação.

A região de Belgorod, que faz fronteira com a Ucrânia, sofreu ataques frequentes da Ucrânia nos últimos meses, incluindo um ataque de mísseis em dezembro que matou 25 pessoas.

(Fonte:CNN Brasil)