Correio de Carajás

Avião da FAB faz voos rasantes para testar equipamentos em Marabá

Um avião do GEIV fez vários voos rasantes em Marabá neste domingo

Um equipamento do Aeroporto de Marabá que auxilia os pilotos a pousarem estava inoperante e precisou receber um avião especial da FAB (Força Aérea Brasileira) para testar e deixar tudo nos “trinques”.

O teste ocorreu no último domingo (9), com vários voos rasantes pela cidade, o que deixou muitas pessoas apreensivas com o que estava acontecendo.

A função de um avião do GEIV é inspecionar a qualidade dos sinais emitidos pelos equipamentos de auxílio à navegação aérea. O GEIV é o Grupo Especial de Inspeção em Voo, uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB).

Leia mais:

O GEIV é a unidade responsável por inspecionar e homologar auxílios visuais essenciais para a segurança das operações aéreas. Entre esses dispositivos, destaca-se o PAPI, que orienta pilotos durante a aproximação para pouso, garantindo um alinhamento preciso e seguro.

As aeronaves do GEIV são equipadas com instrumentos de aferição e realizam medições e análises. Com isso, o GEIV garante a segurança das aeronaves e dos procedimentos de navegação aérea.

Todos os procedimentos ocorreram apenas no domingo e a aeronave já voltou para sua base, em Brasília.