Correio de Carajás

Auxiliar técnico (gato) estreia pelo Águia neste domingo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O título desta matéria não parece nada com reportagem esportiva. Está mais para coluna de fofoca ou até mesmo da revista “Quem”. Mas vamos lá. O personagem em questão é Mathaus Sodré, 33 anos de idade, barbudo, 1,84 metro de altura e…bonitão. Pelo menos foi essa impressão das meninas da Redação do Portal Correio de Carajás.

O rapaz é o novo auxiliar técnico do Águia de Marabá, ao lado do titular eternizado salve, salve João Galvão, que costumamos dizer por aqui que é “concursado” para o cargo.

Mathaus Sodré é natural de São Paulo, capital, e chegou a Marabá logo no início dos treinamentos da equipe, em janeiro, com um currículo invejável atuando em vários times no cenário nacional e internacional. Iniciou sua carreira de auxiliar técnico na Portuguesa Paulista, atuando em várias categorias, desde o sub 15 ao profissional. Ou seja, não é só um rostinho bonito na equipe.

Leia mais:

Ele destacou-se no cenário nacional e recebeu uma proposta para ser auxiliar técnico de um time da China, o Zhejiang Yiteng (evite pronunciar para não morder a língua), que na época disputava a segunda divisão do Campeonato Chinês. O convite veio do ex-jogador do Santos, atualmente auxiliar técnico do Palmeiras, Maurício Copertino.

Ao lado do comandante João Galvão, Mathaus tem voz ativa para comandar treinamentos

Regressou ao Brasil, onde foi auxiliar técnico do time profissional e treinador sub-20 do Oeste Paulista, na Série B do Brasileirão, onde conheceu Gesiel Pasiani (preparador físico que bate cartão no Águia há alguns anos), que por sua vez o indicou para a diretoria do Águia de Marabá. Logo que chegou, ele agradou o treinador, conquistou o respeito dos jogadores e a diretoria se derrete em elogios a Mathaus.

O presidente do Águia, Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, confessou que agradou-se com a forma de trabalhar do jovem auxiliar técnico, que tem postura em campo, dialoga com os jogadores e mantém sintonia com o técnico principal. “Isso tira um pouco do peso sobre o Galvão, que acumula a função na diretoria do clube e precisa, frequentemente, participar de reuniões externas conosco”, justificou Ferreirinha.

O próprio treinador João Galvão, também ouvido pela Reportagem do CORREIO, teceu elogios para o novo auxiliar técnico do time. “O trabalho do Mathaus é maravilhoso. Ele está desempenhando um papel primordial no Águia, principalmente na parte de campo. Todo grande técnico tem um auxiliar para ajudar a ampliar a visão da equipe. Ele é um cara super educado, dedicado, conhecedor do futebol e está somando muito aqui para gente. Estou muito feliz que ele chegou à nossa equipe’’, derreteu-se o comandante.

Com autoridade, o jovem auxiliar é quem orienta os atletas sobre posicionamento e jogadas ensaiadas

Após o treino da última quarta, Mathaus conversou com a Reportagem do CORREIO e revelou que seu nome foi uma homenagem do pai ao badalado Lothar Matthäus, jogador da Alemanha com destaque nas décadas de 1980 e 1990.

Ele reconheceu que o Campeonato Paraense tem peculiaridades, como disputa com “mais força” em função do inverno amazônico, que deixa os gramados encharcados. “Mesmo de longe, em São Paulo, a gente acaba acompanhando várias competições. Sabemos aqui tem essa característica de um futebol de mais força. Embora tenhamos bons jogadores, acaba atrapalhando um pouco o espetáculo, mas vamos encarar e nos adaptar às adversidades”.

Ele disse que tem mantido um diálogo permanente com o treinador João Galvão e que os dois tomam tempo diário para debater sobre os treinos, as estratégicas, como tirar o melhor de cada atleta disponível. “Eu e Galvão estamos mantendo uma parceria muito boa, debatendo e conversando sobre o time e o Campeonato Paraense, do qual ele tem uma ampla experiência”, reconheceu. (Ulisses Pompeu e Henrique Garcia)

Comentários

Mais

Águia faz pacto eterno com empate e só iguala com Remo apático

Águia faz pacto eterno com empate e só iguala com Remo apático

O Águia de Marabá teve mais uma tarde infeliz neste domingo, 18 de abril, no confronto contra aquele que seria…
Marabá é representada em live solidária organizada por Cafu

Marabá é representada em live solidária organizada por Cafu

Um dos desportistas brasileiros mais conhecidos no mundo e herói da conquista do pentacampeonato Mundial de futebol como capitão da…
A zoação não tem fim

A zoação não tem fim

Desde o último domingo, flamenguistas vinham tirando sarro dos palmeirenses, primeiro por causa do título conquistado pelo Rubro-negro sobre o…
Equipe do Águia pronta para enfrentar o Remo no domingo

Equipe do Águia pronta para enfrentar o Remo no domingo

Neste domingo (18), às 16 horas, o Águia de Marabá enfrenta o Remo pela quinta rodada da fase de grupos…
Gavião empata no Zinho Oliveira e o Itupiranga no Souza

Gavião empata no Zinho Oliveira e o Itupiranga no Souza

Em jogo emocionante na tarde de ontem (16), no Estádio Zinho Oliveira, em Marabá, o time do Gavião Kyikatêjê viu…
Técnico da Seleção de vôlei é internado com covid-19

Técnico da Seleção de vôlei é internado com covid-19

O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, foi internado nesta sexta-feira. O craque da geração de…