Foto: Divulgação
Ads

Na última segunda-feira (22), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou a aula inaugural do curso de Licenciatura em Letras (Inglês), em Canaã dos Carajás. O evento marca o início das atividades da Unifesspa em Canaã, a primeira a oferecer um curso superior presencial no município.

Ads

Em março deste ano, a Unifesspa foi convidada a integrar o Polo Educacional de Ensino Superior da cidade. Após os tramites internos, a prefeitura e Instituição firmaram convênio em maio. A primeira turma é composta por 40 alunos, que foram aprovados em vestibular realizado no último dia 7 de julho.

Entre as autoridades presentes no evento, o reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro; o prefeito de Canãa do Carajás, Jeová Andrade; o Pró-Reitor de Extensão da Unifesspa, prof. Diego Macedo; a secretária de educação do município, Roselma Milani.

Os secretários Geam Meirey, Jurandir José e Alex Silveira fizeram o uso da palavra e destacaram a importância do momento acadêmico. Também participaram da solenidade, o secretário de governo, Roberto Andrade; o coordenador do Polo de Canaã, Elias Albuquerque; a coordenadora de ensino superior em Canaã, Leuzilda Rodrigues; e o coordenador do curso de Letras-Inglês, Francisco da Silva.

Para a secretária de educação do munícipio, o ensino superior é uma das maiores e mais importantes lutas do governo. “Quando se tem uma gestão que pensa no desenvolvimento, o conhecimento deixa de ser algo abstrato e torna-se uma realidade. O governo está de parabéns por levar a educação a sério. Quem ganha com cada um desses avanços é a sociedade”, disse Roselma Feitosa.

O prefeito Jeová Andrade ressaltou o importante passo que Canaã dá com a chegada da Unifesspa. “Hoje se materializa um sonho iniciado em 2013. Nossa primeira preocupação foi estruturar a educação básica e conseguimos. A partir disso, lutamos pelo ensino superior, o que hoje se torna real. Temos muitos projetos pela frente e acreditamos que Canaã terá, em breve, muitos outros cursos e mais formandos. Nossos estudantes se formarão aqui e teremos mão de obra local qualificada”.

Em seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa falou sobre a parceria entre a Prefeitura de Canaã e a Instituição. “A vida universitária necessita de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Empreenderemos o máximo de esforço institucional para que essa tríade possa se desenvolver e ser efetivamente implantada nos munícipios em que a Unifesspa está presente”, declarou Monteiro.

O reitor destacou ainda que irá discutir com os Institutos da Unifesspa ações que visem ao fortalecimento e tornem mais efetiva a presença da Instituição em Canaã. “Para a Unifesspa, é imprescindível ter forte inserção social e uma das formas de se materializar essa premissa é impactando positivamente na vida de que quem produz”, disse.

Após o encerramento das falas das autoridades, o magnífico reitor proferiu a aula inaugural, que trouxe como tema: “Políticas Públicas, Planejamento e Tentativas Estratégicas de Desenvolvimento Local”.

Caloura, a aluna Eva Regina falou sobre o início das aulas. “Fico emocionada com essa oportunidade e estou muito feliz, pois ter um curso superior é um sonho que tenho há muitos anos. A graduação abre portas para o mercado de trabalho, pois o peso de um curso em uma federal é muito maior”, declarou a estudante.

Já a estudante Adriana Neves afirmou que se sente honrada e orgulhosa pela conquista. “Fazer parte da primeira turma de uma universidade federal na minha cidade é algo realmente importante. Sem sombra de dúvidas, esse curso agrega muito ao currículo”.

As aulas da Unifesspa já estão acontecendo no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cemfopred), em período integral, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Por sua vez, o curso de Agronomia terá a sua aula inaugural no dia 12 de agosto. (Ascom/ Unifesspa e Prefeitura de Canaã dos Carajás)

Ads