Correio de Carajás

Audiência pública voltada à causa animal acontece nesta sexta em Marabá

Sob a coordenação do vereador Ilker Moraes, o evento está marcado para iniciar às 9 horas no Plenário da Câmara Municipal

Voltada àqueles que se preocupam com a causa animal e desejam colaborar na construção de políticas públicas mais assertivas e humanitárias, acontece nesta sexta-feira (26), uma audiência pública dedicada ao tema.

Sob a coordenação do vereador Ilker Moraes, o evento está marcado para iniciar às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Marabá e visa à formulação de um plano de ação para a defesa e proteção dos animais no município.

A programação da audiência será aberta com uma mesa inaugural, composta por representantes de entidades e órgãos públicos envolvidos com a causa no município. Em seguida, está prevista uma palestra com Raquel Ribeiro, renomada bióloga, mestre e doutora em Ecologia, além de pós-doutora em Zoologia e professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Leia mais:

Ela, que também é coordenadora da Ação Permanente de Extensão: Marabichos dará uma palestra intitulada “Causa Animal: Problema de todos, solução de quem? Experiências positivas no controle populacional de felinos”, prometendo proporcionar percepções valiosas sobre o tema premente.

Às 9h40, o veterinário Geraldo Pereira Barroso, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, tomará a palavra para discutir a integração das políticas públicas aos níveis municipal, estadual e nacional no que se refere ao Controle das zoonoses, bem como para abordar estratégias de controle populacional dos animais de rua na cidade.

Outro destaque da audiência será a presença de Hellen Machado, coordenadora da filial Evereste Carajás do Centro de Segurança Integrado, responsável pela gestão dos programas do Disque Denúncia. Hellen trará um diagnóstico do serviço e sua aplicabilidade na defesa dos direitos dos animais em Marabá.

A audiência pública também proporcionará um espaço aberto à comunidade para contribuições, questionamentos e propostas relacionadas à causa animal. A transparência e a participação ativa dos cidadãos serão fundamentais para a definição de ações concretas e eficazes em prol do bem-estar animal de Marabá.

(Thays Araujo)