O Instituo da Juventude da Região de Carajás (IJURC), projeto que visa inclusão social por meio doe esporte em Marabá, acaba de mandar dois atletas para o Campeonato Brasileiro de Karatê. E o resultado foi muito bom. Carlos Manoel Souza Mota, de 17 anos, atuou na categoria juvenil, contra 18 atletas, e conquistou dois terceiros lugares, na premiação individual e por equipe. Além disso, Esdras Abiatan, de apenas 11 anos, também conquistou a terceira posição na categoria mirim, disputando com 25 atletas.
De acordo com Suelen Barros, que está à frente do IJURC, o instituto atende principalmente crianças das periferias de Marabá e visa a integração das crianças e adolescentes na sociedade por meio do esporte. Além disso, o IJURC também atua com cursos profissionalizantes.
A respeito dos atletas que participaram do Campeonato Brasileiro de Karatê, Suelen explica que o instituto promove doações, rifas e bazares para manter as atividades que ajudam a mudar a vida de crianças e adolescentes.
Leia mais:Ainda de acordo com ela, o próximo passo agora será levar os atletas para participar a última etapa do Campeonato Paraense de Karatê, que também soma pontos para participar das próximas competições no ano que vem, entre as quais o Mundial na Itália.
E, adivinhe só, Carlos e Esdras estão bem ranqueados para participar dessa competição. Mas possivelmente apenas um dos dois terá condições de ir. “A gente acredita que pelo menos um deles vai chegar lá. A disputa está grande entre os dois”, explica Suelen Barros.
(Chagas Filho)