Correio de Carajás

Caminhada pede fim à violência contra os idosos

Caminhada no núcleo Cidade Nova chamou atenção para necessidade de frear violência contra idosos/Fotos: Paulo Sérgio

Nesta sexta-feira, 21, uma caminhada foi realizada para mostrar à população os direitos da pessoa idos, além de clamar por “não a violência contra nossos idosos”, pelas ruas do bairro Cidade Nova. A caminhada contou com a participação de dezenas de idosos, familiares e membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), que organizou o evento em parceria com a Seaspac (Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários).

A concentração aconteceu na praça do Idoso, também no núcleo da Cidade Nova, onde foi servido um café da manhã. Durante o evento houve palestras e mostra de vídeos de ações já realizadas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro.

Apesar do dia ensolarado, ninguém queria perder a oportunidade de mostrar a força das pessoas da terceira idade. “Para mim, essa caminhada está sendo ótima, pois tive um problema, mas agora estou bem e estou preparada para uma caminhada longa”, disse a aposentada Iracema Rodrigues de Abreu, de 70 anos.

Leia mais:

Maria da Consolação da Silva Queiroz, de 67 anos, disse que o momento não é de ficar em casa, mas sim de fazer para fazer atividades. “Estou preparada para a caminhada, pois é muito bom e ótimo para todos nós e o idoso tem que ser respeitado e estamos aqui muito alegres e o idoso que está em casa procure um meio de vir para o nosso meio porque é muito bom”, declarou dona Maria da Consolação.

A caminhada e o café da manhã encerram a programação alusiva ao mês do idoso em Marabá, que teve início no dia 1º de outubro, com uma sessão especial na Câmara de Vereadores, estendendo-se com ações em todos os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

“Mais uma vez estamos nas ruas para falar sobre os direitos da pessoa idosa e conscientizar mais a população sobre o respeito a elas e cada vez mais reafirmar as ações contra a violência aos idosos e também pedir que denuncie os maus-tratos e nos ajude a ajudar o idoso”, disse Eliude Lima Roberto, Presidente do Conselho da Pessoa Idosa.

Eliude Lima Roberto, Presidente do Conselho da Pessoa Idosa, pede que pessoas denunciem casos de violência

O evento teve a parceria da Seaspac, que durante o mês também promoveu ações de integração à pessoa idosa. “Estamos com trabalho junto ao Conselho do Idoso e trazemos para as ruas os projetos que atendem a pessoa idosa inclusive com pessoas do Centro Integrado de Proteção e Apoio à Pessoa Idosa (Cipiar)”, afirma Priscila Veloso, Secretária Adjunta da Seaspac.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no dia 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

Para denunciar maus-tratos a idosos, use o “Disque Denúncia 100” ou para o Conselho do Idoso 94 988031519 / 33236877. (Victor Haor)