Os bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, conhecidos como “Coca-Cola” e “Fanta”, mais o Km 7, são o foco dos atendimentos em saúde do Instituto Miguel Chamon entre hoje (9) e amanhã (10). As carretas com consultório médico estão em frente à Escola José Alves de Lima, na Av. Araguaia com toda a estrutura que essa caravana carrega. São consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda a doação dos óculos. Tudo isso sem custo para a população.
A procura é tão grande pelo acesso a tais serviços que as filas começam já no dia anterior, atrás de senhas. Trata-se de uma ação sem precedentes na história desta região pelo tamanho e o alcance das pessoas beneficiadas.
Quem estava por lá desde a tarde de ontem era Clemilson Lima, 28 anos, moradora da Coca-Cola, interessado em consulta oftalmológica. Sabendo que a espera seria longa, ele levou sua própria rede e a atou nas grades do muro da escola. “Estou pronto para ficar aqui o tempo que precisar, mas preciso ser atendido. Esse atendimento aqui é importante pra gente que não tem condição”, comentou.
Leia mais:Outro também que também estava disposto a virar a noite para ser atendido era Martins Souza, de 63 anos, morador do Km 7. “Cheguei aqui às 15 horas e quero exame de vista. Bom demais receber esse atendimento aqui, esse benefício. Hoje uma consulta de vista é cara, um óculos é mil e pouco, então é complicado”, respondeu.
ATENDIMENTO
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
FAZENDO A DIFERENÇA
Antes de chegar ontem à Nova Marabá, a ação havia atendido milhares de pessoas nos bairros Morada Nova e São Félix. Ali, a população foi beneficiada com atendimento especializado em saúde.
O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala. (Da Redação)