Correio de Carajás

Atendimento em saúde chega hoje ao São Félix

Carretas de atendimento médico do Instituto Miguel Chamon ficam no bairro até segunda-feira, dia 8

Centenas de moradores do complexo São Félix formavam fila desde o final da tarde de ontem (5) na Rua Magalhães Barata, à espera do atendimento em saúde que começa hoje e permanece até o dia 8 naquele bairro pelo Instituto Miguel Chamon. Muitos deles estão há meses tentando atendimento especializado e viram nessa ação a grande oportunidade de ter de imediato uma consulta odontológica, clínico geral e consulta de vista (oftalmológica). E mais, ainda, a certeza de que além da receita, vão receber os óculos gratuitamente, pela entidade.

A reportagem esteve no local ontem, e percebeu que mesmo tendo optado por passarem a noite guardando lugar para atendimento, os populares estavam satisfeitos pela certeza de que teriam acesso a esses serviços. Para muitos é uma oportunidade que não ocorreria tão cedo pelos meios convencionais.

No São Félix, fila desde o início da manhã era enorme ao final da tarde

Luzinete da Silva procurava exame oftalmológico e disse à reportagem que a ação chegou na hora certa, uma vez que está cada dia mais difícil conseguir pelo serviço público. Segundo ela, uma consulta assim é cara e a população comum não tem condições de conseguir pagar. Ela e outras amigas resolveram guardar lugar na fila desde às 15 horas de ontem.

Leia mais:
Luzinete da Silva procura atendimento oftalmológico

Joiciele da Silva Carvalho, de 20 anos, era outra que estava numa grande expectativa em São Félix, também à procura do exame de vista e querendo ganhar os óculos completo que é entregue a cada pessoa atendida. Ela disse que hoje em dia é muito caro adquirir óculos, um dinheiro que faz falta em casa. “Isso aqui vai ajudar muita gente, principalmente os mais carentes”, comentou. Ela disse estar guardando fila desde 8 horas da manhã e já tinham 55 pessoas na sua frente.

Joiciele da Silva Carvalho comemorou a chegada do atendimento para o bairro

“Essa ação é de suma importância, uma vez que a saúde pública aqui para o bairro é precária. Falta atendimento especializado”, é o que comentou Fernando Coimbra de Almeida, de 28 anos, o qual aguardava na fila para uma consulta oftalmológica. E estava com a esposa ao lado, grávida do segundo filho do casal. Sara Barbosa tentaria o exame de ultrassom, importante para a gravidez.

Fernando Coimbra e a esposa Sara, grávida, também ansiosos

ATENDIMENTO

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.

INSTITUTO

O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.

Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.

Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala. (Da Redação)