Correio de Carajás

Associação Girão recebe doações em evento beneficente

Fotos: Ronaldo Modesto

PARAUAPEBAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Projeto oferece esporte e educação para mais de 400 crianças há quase 17 anos

Em evento beneficente realizado nesta sexta-feira (6), a Associação Girão de Artes Marciais (AGAM) recebeu doações de chuteiras, quimonos, bolas de futebol, uniformes e outros equipamentos, vindas da iniciativa pública e privada em Parauapebas. O projeto utiliza do esporte para levar qualidade de vida para mais de 400 crianças e adolescentes no município.

Josberto Girão, fundador e líder da AGAM, agradeceu às parcerias pelas doações e aproveitou a celebração para enaltecer o trabalho realizado pela associação. “Hoje estamos prestando contas à comunidade, para que vejam que nosso trabalho não foi fácil, mas quando chegam os resultados a alegria vem junto. São crianças que não têm condições de pagar uma mensalidade ou equipamentos, e aqui recebem tudo isso e são orientadas por professores capacitados”, declarou Josberto.

Leia mais:
Josberto Girão, fundador e líder da AGAM, agradece às parcerias

A AGAM começou com aulas de karatê e hoje conta também com aulas de futebol e capoeira e cursos de informática e inglês. Voltado para crianças e adolescente a partir dos quatro anos de idade, o projeto começou a abarcar pessoas de todas as idades nas aulas de zumba, também oferecidas gratuitamente. A AGAM não se limita apenas a Parauapebas, tendo se expandido para Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Marabá.

Geovana Rocha Nascimento, de 17 anos, é faixa preta de karatê e está há doze anos no projeto. Ela compartilhou a transformação que a AGAM trouxe para a vida dela. “Me ajudou muito em relação à disciplina, fiz viagens para competir em campeonatos dentro e fora do Brasil, ganhei reconhecimento e hoje sou atleta, mas também faço parte da associação e ajudo o mestre Girão sempre que posso”, declarou Geovana, destacando a importância do esporte como oportunidade para pessoas carentes do município.

Geovana está no projeto há 12 anos

A transformação também entra nas casas das famílias auxiliadas pela AGAM, como é possível evidenciar no caso de José Francisco dos Reis, pai de uma aluna do karatê. Ele conta com gratidão que “é um trabalho de primeira qualidade” e que é um prazer se empenhar para trazer a filha para as aulas, destacando a importância da família na formação do adolescente. “Aqui, se prega muito o respeito aos pais e por isso não falhamos em trazê-la pro projeto”, afirmou Francisco.

José Francisco, pai de uma atleta, não deixa de levar a filha para as aulas

O evento contou com café da manhã para as crianças e famílias presentes, além dos membros da AGAM e mantenedores do projeto, vindos do poder Legislativo e Executivo de Parauapebas, representantes da mineradora Vale e também apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP) e Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas (COMASP). (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)

Comentários

Mais

IFPA de Conceição abre seleção para especialização em docência

IFPA de Conceição abre seleção para especialização em docência

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Conceição do Araguaia/PA, abrirá nesta segunda-feira (20/09) indo…
Prefeitura de Parauapebas deixa mais de 500 famílias sem ter onde morar

Prefeitura de Parauapebas deixa mais de 500 famílias sem ter onde morar

Um total de 514 famílias ocupam área de loteamento, destinada à implantação da nona fase do projeto habitacional Cidade Jardim,…
Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem

Base curricular deve ajudar a recuperar atrasos na aprendizagem

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ajudar as escolas de todo o país a recuperar os atrasos na aprendizagem…
Fiscais fazendários da Unidade de Carajás apreendem minério de ferro em Marabá

Fiscais fazendários da Unidade de Carajás apreendem minério de ferro em Marabá

Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), da Unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, no sudeste do Pará,…
Buraco na camada de ozônio ultrapassa o tamanho da Antártida

Buraco na camada de ozônio ultrapassa o tamanho da Antártida

“O buraco da camada de ozônio cresceu consideravelmente na última semana e agora é maior do que 75% dos buracos…
Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 39.245 mil doses de vacina contra a Covid-19

Pará recebe nesta quinta-feira (16) mais 39.245 mil doses de vacina contra a Covid-19

Chegou a Belém, na manhã desta quinta-feira (16), a 82ª remessa de vacinas contra a Covid-19, enviada pelo Ministério da…